EDP Brasil (ENBR3) discutirá sobre mudanças na direção da controladora

A EDP Brasil (ENBR3) informou, na manhã desta terça-feira (19), que sua controladora, a EDP de Portugal, realizou mudanças em sua estrutura do Conselho de Administração, aprovado pela Assembleia Geral de Acionistas. As alterações serão válidas para o mandato de 2021 a 2023, e a controlada brasileira convocará uma Assembleia Geral para deliberar sobre as decisões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Os acionistas da EDP de Portugal elegeram Miguel Stilwell de Andrade como presidente do Conselho de Administração Executivo, além de Miguel Nuno Setas, Rui Manoel Teixeira, Vera Pinto Pereira e Ana Paula Marques para o triênio. Com isso, a EDP Brasil também precisará reorganizar sua estrutra.

A Assembleia da controlada brasileira deliberará sobre a nomeação de Miguel Setas para o cargo de presidente do Conselho, além de discutir sobre a indicação dos portugueses para a nomeação de João Manuel Veríssimo Marques da Cruz como CEO da EDP Brasil, bem como vice-presidente do Conselho.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os acionistas também devem deliberar acerca do aumento do número de integrantes do Conselho, para o mandato em curso, de oito para nove membros. Rui Manuel Teixeira, Vera Pinto Pereira e Ana Paula Marques ocupariam três dessas vagas.


As mudanças realizadas em Portugal também incentivarão a reforma do Estatuto Social da EDP Brasil, com a ampliação do número máximo de Diretores Estatutários para seis, além de instituir o cargo de Diretor Vice-Presidente Ambiental, Social e de Governança (ESG).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

“A administração da companhia registra que permanece a orientação estratégica da EDP Brasil conforme aprovada em seus órgãos sociais, mantendo seu compromisso com a criação de valor para todos os seus acionistas e com o desenvolvimento ético e sustentável dos seus negócios”, diz o comunicado ao mercado.

EDP Brasil fecha parceria com Graal

A EDP anunciou, em novembro, que fechou uma parceria junto à cadeia de postos de serviços nas estradas Rede Graal para instalação de pontos de carregamento para veículos elétricos.

O negócio prevê a criação de oito pontos de recarga para veículos elétricos. Os eletropostos farão parte do projeto Plug&GO, que visa construir a maior rede de recarga ultrarrápida de automóveis elétricos da América do Sul, iniciativa que conta com a colaboração das fabricantes Audi, Porsche e Volkswagen.

O anúncio vem em linha com o compromisso colocado pela companhia de eletrificar 100% de sua frota até 2030 e de desenvolver novas ofertas e soluções comerciais que promovam a transição energética. “A EDP Brasil quer assegurar aos motoristas de automóveis elétricos uma experiência de recarga rápida e segura”, diz a empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

%

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião