Banrisul FI Ações: conheça o fundo mais antigo do país, em atividade há cinco décadas

Há cinco décadas, em 27 de outubro de 1971, nascia o Banrisul Fundo de Investimento em Ações, o fundo de ações mais antigo do Brasil em atividade. Com uma sólida trajetória, hoje é uma referência no mercado financeiro brasileiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A história do fundo do Banrisul (banco que na Bolsa negocia sob o ticker BRSR6 – começou antes de 1971. Foi em 1967, quando foi editado o Decreto Lei 157, que criou os fundos de investimentos como medida para estimular o mercado de capitais.

Diante desse cenário, o tradicional banco gaúcho criou seu primeiro fundo com a intenção de fomentar as empresas locais que tinham capital aberto em bolsa. Na época, havia um incentivo fiscal pelo qual o investidor poderia utilizar parte do dinheiro do Imposto de Renda para investir nesses fundos.

O diretor de Finanças e RI do Banrisul, Marcus Staffen, conversou com a Suno Notícias e contou um pouco da história do fundo.

“O fundo de ações do Banrisul foi criado justamente para fomentar a economia local. Tinha o foco em investir nas empresas do Estado que abriram capital. Muitas delas já fecharam, mas outras continuam bastante fortes, caso da Gerdau (GGBR4), Dimed/Panvel (PNVL3) e Randon (RAPT4)”, afirmou Staffen.

Com o passar do tempo, o fundo mais antigo do país foi mudando de foco. Nos últimos anos ele tem um benchmark de small caps, trazendo rentabilidade acima do Ibovespa nos últimos 8 anos, acima do CDI.

O banco com a tradição do Banrisul mantém outros fundos de investimento. Segundo Staffen, 90% de seus fundos são em ativos de renda fixa, dado o perfil conservador dos investidores, mas o banco possui ainda outros quatro fundos de ações de gestão própria e mais quatro em parceria com outras gestoras.

Classificação e perfil de investimento

O Banrisul FI Ações, sob a classificação CVM de “Ações” e categoria ANBIMA de “Ações Small Caps,” possui um grau de risco considerado alto, atraindo investidores que buscam potencial de retorno em meio à volatilidade.

Seu objetivo e política de investimento estão centrados na busca por rentabilidade, principalmente através de uma carteira diversificada composta por ações de empresas com baixa capitalização de mercado, as chamadas Small Caps.

Essas empresas, muitas vezes subestimadas, podem apresentar grande potencial de crescimento, tornando-as alvos estratégicos para investidores.

Rentabilidade do fundo de ações do Banrisul

Nos últimos seis meses, o fundo gaúcho entregou um rendimento de 22,22% aos cotistas, recuperando as perdas vistas nos períodos anteriores. Em 12 meses, os ganhos são de 1,12% – em 24 meses o fundo acumula perdas de 5,57% e. em 36 meses, está 2,26% positivo.

O valor atual da cota é de R$ 5.558 e a taxa de administração é de 5% ao ano.

Uma das características do fundo é que ele está aberto a investidores em geral, incluindo Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Não há restrições quanto a categorias de investidores ou segmentos, o que contribui para sua ampla acessibilidade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O Banrisul FI Ações opera sob o regime de cota fechada, proporcionando estabilidade aos cotistas. Quanto ao tratamento tributário, incide imposto de renda na fonte sobre os rendimentos no momento do resgate, à alíquota de 15%, oferecendo transparência aos investidores.

Com seu legado de cinco décadas, o Banrisul Fundo de Investimento em Ações representa uma opção para aqueles que buscam investir no mercado de ações brasileiro. Seu foco em Small Caps e sua abertura a diversos investidores o tornam uma peça significativa no cenário de investimentos do país, contribuindo para a diversificação das opções disponíveis aos investidores em busca de rentabilidade.

Perspectivas

Quanto às perspectivas para o futuro próximo, o diretor de RI do Banrisul, Marcus Staffen, afirmou que vê com o otimismo o mercado de ações e de fundos.

“Para o curto prazo, sem dúvida o corte de juros ajuda, o mercado precificou uma queda mais forte para 2024 e ajustou nos últimos dias; Para o próximo ano já estão contratados mais ou menos 11,75% (taxa Selic). A dúvida é se no ano que vem se estabiliza em 10% ou 9%”, apontou Staffen, falando sobre o mercado local.

Para o mercado de ações, no entanto, o executivo lembra que o principal fator de incertezas no momento atual é a política monetária americana. Se o banco central americano seguir elevando os juros, a alta dos rendimentos das Treasuries das últimas semanas vai afetar ainda mais os mercados globais.

“Fora isso, se tiver um comportamento alinhado com as expectativas, eu fico confiante e otimista com o fundo do Banrisul. Pode ter uma elevação no curto prazo, desde que, claro, não haja surpresas lá fora”, finalizou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Allan Ravagnani

Compartilhe sua opinião