Economia global caminha para a pior crise desde a Grande Depressão

economia global está caminhando para a pior crise desde a Grande Depressão, impulsionada pela pandemia do novo coronavírus e pelas restrições impostas aos governos ao redor do mundo. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (3) pela.

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) disse “esta é uma crise como nenhuma outra” e completou “nunca na história do FMI testemunhamos a economia mundial parando. É muito pior que a crise financeira global“.

A Pantheon Macroeconomics previu que os dados apresentados para o mês de março causariam uma queda de 15% na economia britânica já no primeiro trimestre, mas no segundo semestre a queda seria de 13%.

Ou seja, a retração seria mais que o dobro da crise de 2008 e o dobro do pior cenário que o Banco da Inglaterra previu que poderia acontecer após um Brexit sem acordo.

Saiba mais: Moody’s prevê que economia global deve entrar em recessão

Além disso, economistas salientaram que dados piores chegariam em abril, com maiores declínios percentuais na produção do segundo semestre do ano, ao passo que grandes áreas das zonas econômicas estão fechadas.

Ademais, os números apresentados para o Reino Unido refletiram no mundo todo. A economia dos EUA eliminou cerca de 710.000 empregos no início do mês passado, após 113 meses de crescimento contínuo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Os Estados Unidos apresentaram cerca de 10 milhões de pedidos de seguro-desemprego em março, então os economistas esperavam números baixos na folha de pagamento, mas a realidade foi pior do que prevista.

Saiba mais: BlackRock prevê mudanças na economia global após a pandemia

Na Europa, os números de atividade do setor de serviço dominante também reduziram, quase independentemente de quando ou se o governo impôs restrições mais severas para a pulação, na tentativa de conter a pandemia.

O continente também teve uma queda 20 pontos nos dados do Índice Gerente de Compra (PMI, em inglês).

Quando o PMI indica 50 pontos, significa que o país tem um número igual de empresas que relataram crescimento e decrescimento nas atividades. O país que apresentou o índice mais baixo já registrado foi a Itália, com o valor de 17,4.

Previsões de crescimento da economia global caem ainda mais

Os números levaram economistas a resumir ainda mais as previsões de crescimento da economia global, que eram de 3% no início do mês passado.

Além disso, governos e Bancos Centrais ao redor do mundo anunciaram programas de estímulos para auxiliar os cidadãos que perderam seus empregos e empresas que viram suas receitas secarem mais rápido do em em outras recessões.

Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo

Por fim,  estrategista-chefe de investimentos da BlueBay, David Riley, disse “o relatório de hoje (sexta-feira) confirma, se necessário, que os EUA e a economia global estão enfrentando a queda mais grave na produção e renda da história moderna”.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião