Balanços da semana

Dólar inverte alta e tem queda com investidores à espera da decisão monetária do Fed

O dólar inverte a alta da abertura e tem queda na tarde desta terça-feira (27) na véspera da aguardada decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Por volta das 14h20, o dólar tinha leve queda 0,08%, negociado a R$ 5,17.  Nesta semana, o principal destaque está na reunião de política monetária do Federal Reserve, cuja decisão será conhecida na quarta-feira.

Não são esperadas mudanças nas taxas de juros e nem no programa de compras de ativos, mas alguns analistas já esperam que os dirigentes do banco central comecem efetivamente uma discussão sobre como se dará o processo de redução das compras de títulos pelo Fed.

Atualmente, os juros básicos nos Estados Unidos estão no menor nível da história, entre 0% e 0,25% ao ano. Taxas baixas por mais tempo beneficiam países emergentes, como o Brasil. Paralelamente, a recuperação do preço do minério de ferro na China estimulou a bolsa brasileira, principalmente as ações ligadas aos setores de mineração e de siderurgia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

E o Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou as projeções de crescimento global. Apesar de ter mantido a média global de 2021 em alta de 6% para o ano, foram feitas alterações para cima em países mais desenvolvidos e para baixo na maior parte dos emergentes.

Uma das exceções foi o Brasil. A projeção passou de um crescimento de 3,7% para 5,3% em 2021. As projeções brasileiras melhoraram bastante por conta de resultados de atividade econômica acima do esperado no primeiro semestre e demonstração de força de exportações.

Última cotação do dólar

Na última sessão, segunda-feira (26), o dólar encerrou o pregão em queda de 0,7%, negociado a R$ 5,17. Com o resultado, a moeda norte-americana acumula alta de 4,04% no mês e queda de 0,26% no ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Tags
Poliana Santos

Compartilhe sua opinião