Dólar cai pós-feriado e com Yellen fala sobre China nos bastidores do G20

Nesta sexta-feira (8) entre feriado e final de semana, o dólar começou o dia em leve queda ante o real. A curva descendente para economias associadas a commodities (como o dólar canadense e australiano) está atrelado à devolução de parte dos ganhos acumulados ao longo das últimas semanas. Além disso, os Tresuries projetam uma retração tímida nas taxas de juros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Taxas de juros acompanham o dólar

Os juros futuros têm viés de baixa nesta sexta-feira (8) pós-feriado, a partir do miolo da curva. A queda segue o ritmo da cotação do dólar hoje.

Os juros curtos operam estáveis, em dia de agenda mais fraca. As atenções já ficam na divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), na terça-feira seguinte (12).

Como pano de fundo, seguem preocupações de piora fiscal e de desaceleração da economia chinesa, após queda firme das exportações e importações no país.

Às 9h09, a taxa do contrato de depósito interfinanceiro (DI) para janeiro de 2025 marcava mínima de 10,555%, de 10,599% no ajuste anterior.

O DI para janeiro de 2027 recuava para 10,460%, de 10,508%, e o para janeiro de 2029 caía para 10,960%, de 11,003% no ajuste de quarta-feira.

Yellen não vê impactos diretos da China nos EUA

No exterior, a secretária do Tesouro norte-americano, Janet Yellen, afirmou estão monitorando a stuação da China, mas “não vê impactos diretos” na desaceleração da potência nos Estados Unidos.

Em coletiva de imprensa nos bastidores do encontro do G2O, na Índia, Yellen pontuou que os países da Ásia são os mais vulneráveis às dificuldades de crescimento enfrentados pela China.

A secretária disse que “a economia global está resiliente”, apesar da projeção de crescimento ainda em desaceleração por um bom período de tempo.

Segundo Yellen, as nações ainda enfrentam outros riscos, como a guerra na Ucrânia e crise dos alimentos. A autoridade também criticou a retirada da Rússia do acordo de grãos, classificando a ação como “preocupante”, e reiterou o apoio do G20 à Ucrânia, por meio de “iniciativas multilaterais amplas”.

Yellen acrescentou que, além dos compromissos do G20, deve se reunir com autoridades indianas para “desenvolver” o relacionamento bilateral entre EUA e Índia.

Questionada sobre a proibição do uso de iPhones em empresas e agências estatais da China, Yellen preferiu não comentar sobre o assunto.

Cotação do dólar hoje

Enquanto isso, o dólar hoje, às 9h27, caía 0,18% no mercado à vista, para R$ 4,9748, enquanto a moeda para outubro era calculada em -0,16%, a R$ 4,9895.

Com informações de Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Camila Paim

Compartilhe sua opinião