Dólar fecha em alta de 0,15% com mercado atento ao avanço da inflação nos EUA

O dólar encerrou o pregão desta quinta-feira (13) novamente em alta, de 0,15%, negociado a R$ 5,313, após ter subido 1,59% ontem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Apesar de ter iniciado esta manhã em queda, na parte da tarde o dólar voltou a subir na parte da tarde com os dados do seguro-desemprego dos Estados Unidos, situação entre Israel e Palestina e inflação norte-americana no radar do investidor.

As novas solicitações de seguro-desemprego nos EUA caíram novamente, em 34 mil dessa vez, totalizando 473 mil pedidos na semana encerrada em 8 de maio, conforme o Departamento do Trabalho do país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg


Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

De acordo com Romero Oliveira, assessor da Valor Investimentos, os dados de inflação nos Estados Unidos vieram acima do esperado, aumentando em 0,6% em relação ao mês passado, principalmente devido à preços de commodities e dificuldades logísticas.

“De qualquer forma os representantes do Fed fizeram algumas declarações dizendo que essas pressões de preço são temporárias, devido sobretudo à demanda reprimida”.

Diante disso, veja as notícias importantes do dia:

  • Inflação do produtor nos Estados Unidos sobe 0,6% em abril ante março, o dobro do esperado
  • Fed: ‘política acomodatícia continua exercendo papel importante nos EUA’
  • Expectativa de recuperação é real, mas há incerteza elevada, diz membro do BCE

Inflação nos EUA

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos avançou 0,6% em abril ante março, segundo dados divulgados pelo Departamento do Trabalho, com ajustes sazonais, nesta quinta-feira (13). A expectativa de analistas ouvidos pelo The Wall Street Journal era de uma inflação de 0,3% no período.

Já o núcleo do PPI, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, subiu 0,7% na comparação mensal de abril. Neste caso, a projeção também era de uma inflação menor, de 0,4%.

Na comparação anual, o PPI teve alta de 6,2% em abril contra o mesmo período do ano passado, a maior medida desde que o indicador começou a ser calculado, em novembro de 2010. Nesta base comparativa, o núcleo do índice avançou 4,6%, também a maior variação na série histórica iniciada em agosto de 2014.

Fed

Integrante do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller defendeu a continuidade da postura de estímulos ao crédito adotada pela instituição, em meio à recuperação econômica dos Estados Unidos.

“Uma política acomodatícia continua exercendo papel importante no apoio à retomada”, afirmou Waller, em conferência virtual organizada por um grupo de universidades americanas.

Waller também disse que o quadro atual do mercado imobiliário residencial é positivo, mas ponderou que a escalada recente dos preços de imóveis precisa ser monitorada de perto. “Felizmente, o sistema bancário é forte e resiliente”, destacou.

BCE

Membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Pablo Hernández de Cos afirmou nesta quinta-feira que a recuperação econômica continua a depender “crucialmente da evolução da pandemia”, o que segundo ele inclui a rapidez na vacinação e a eficácia dos imunizantes diante de “possíveis novas variantes do vírus” da covid-19. Presidente do BC da Espanha, ele falou ao apresentar o Informe Anual relativo a 2020 desta instituição.

Hernández de Cos afirmou que a expectativa de recuperação econômica “é real, mas sua rapidez e profundidade estão sujeitas a uma elevada incerteza”. No caso da economia da Espanha, citou três focos de incerteza: a vacinação; o turismo; e a força do consumo das famílias a partir do que foi economizado durante o auge da pandemia.

Última cotação do dólar

Na última sessão, quarta-feira (12), o dólar encerrou em alta de 1,59%, negociado a R$ 5,30.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião