Em primeiro discurso como primeiro-ministro, Johnson fala sobre Brexit

O novo premiê britânico, Boris Johnson, afirmou que irá oficializar a saída do Reino Unido da União Europeia. Segundo ele, isso será feito até o dia 31 de outubro. A fala foi dita no primeiro discurso oficial do primeiro-ministro, nesta quarta-feira (24).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Fui convidado pela rainha a formar um governo e eu aceito”, disse Boris Johnson no início de seu discurso. Sobre a saída da UE, Johnson assegurou que isso será feito com ou sem um acordo para a saída ordenada do bloco.

“Depois de 3 anos de indecisão em que o país foi prisioneiro dos antigos argumentos de 2016, estou aqui, na frente de vocês para dizer que os críticos estão errados. Vamos sair da União Europeia no dia 31 de outubro e faremos um novo acordo, e faremos uma parceria nova com o resto da Europa, baseada em comércio livre e confiança”, proferiu.

Johnson reafirmou a ideia de sair do bloco europeu. “Estaremos fora no dia 31 de outubro”. O Brexit era para ter acontecido no dia 29 de março, porém foi prorrogado para 31 de outubro.

Veja também: Parlamento do Reino Unido expressa preocupação com Libra 

Boris Johnson é eleito primeiro-ministro

O ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, foi eleito o novo premier do Reino Unido na última terça-feira (23). Sendo assim, Johnson é o sucessor de Theresa May. Como consequência, Johnson é novo líder do Partido Conservador britânico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Após Theresa May comunicar, no dia 24 de maio, que deixaria seu cargo, Johnson se tornou o favorito para ocupar a posição de liderança do Partido Conservador.

O ex-prefeito de Londres foi eleito por cerca de 92 mil integrantes do Partido Conservador. Sendo assim, o rival Jeremy Hunt teve quase a metade de seus votos. A disputa pelo cargo durou sete semanas.

Na última terça, por meio de redes sociais, o presidente dos EUA, Donald Trump, e a ex-primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, parabenizaram o cargo de Boris Johnson.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião