Parlamento do Reino Unido expressa preocupação com Libra

O Parlamento do Reino Unido expressou preocupação com o projeto de criptomoeda do Facebook: a Libra. O Comitê Digital, Cultura, Mídia e Esporte da Câmara dos Comuns de Londres teme que a rede social ganhe um poder excessivo com essa operação.

“Se tivermos esse sistema de pagamento criado pelo Facebook que existe dentro de um jardim murado do Facebook, ao qual ninguém realmente tem acesso ou pode questionar, então nossa preocupação é que esse sistema esteja aberto a enormes fraudes”, disse nesta terça-feira (23) o presidente do comitê, Damian Collins falando sobre a Libra.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A preocupação do Legislativo britânico surgiu uma semana depois que o chefe da empresa que deveria desenvolver o projeto, a Calibra, David Marcus, compareceu no Congresso dos Estados Unidos para prestar explicações. O executivo respondeu por dois dias consecutivos aos legisladores norte-americanos sobre como o Facebook pretende atuar com a Libra.

Força-tarefa do G7

O Parlamento britânico e o Congresso dos EUA não são os únicos órgãos que expressaram preocupação diante dos projetos da rede social. Durante a reunião do grupo das sete maiores economias do mundo (G7) ficou decido que criptomoedas comoLibra, deverão ser mantidas sobre regime rigoroso de vigilância.

“Ministros e governos concordam que projetos como Libra podem ter impacto sobre a soberania monetária e o funcionamento do sistema monetário internacional“, declarou o ministro das Finanças canadense, Bill Morneau.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Ainda de acordo com o ministro, o G7 está preocupado com a segurança. “Mas as pessoas querem segurança e preços baixos, não apenas preços baixos. E nosso trabalho é pensar em segurança também. Temos um senso emergente de que precisamos trabalhar juntos nisso”,disse Morneau.

França cria força-tarefa

No mês passado, a França anunciou que criaria uma força-tarefa de criptomoedas. O país europeu afirmou que estudaria como os bancos centrais garantirão que as moedas virtuais sejam regidas por leis que vão desde a lavagem de dinheiro até as regras de proteção ao consumidor.

Saiba Mais: Criptomoeda do Facebook poderá apresentar riscos para finanças mundiais

“Nos próximos meses, será examinado os requisitos de combate à lavagem de dinheiro, mas também os de proteção ao consumidor e resiliência operacional e quaisquer questões relacionadas à transmissão da política monetária”, disse o presidente do Banco Central da França, Fracois Villeroy de Galhau.

Libra criptomoeda do Facebook

No dia 18 de junho deste ano, o Facebook anunciou o nome da nova moeda digital, a Libra. A plataforma de transições com a criptomoeda estará disponível a partir de 2020. Conforme a rede social, essa plataforma será semelhante ao aplicativo WhatsApp.

Saiba Mais: Facebook anuncia nome de sua nova criptomoeda, a Libra

No entanto, a Libra segue no radar dos reguladores financeiros e defensores da privacidade. Além das autoridade britânicas e norte-americanas, os bancos centrais europeus expressam suas preocupações.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião