Direcional (DIRR3): lucro sobe 30,3% e vai a R$ 74,2 bi

A Direcional (DIRR3) divulgou nesta segunda (7) os resultados dos segundo trimestre deste ano. No 2T23, a empresa de construção teve lucro líquido de R$ 74,2 bilhões, número que representa alta de 30,3% em relação ao mesmo período em 2022, quando reportou R$ 56,9 milhões. Na comparação com o trimestre anterior, a companhia aumentou seu lucro em 6,2%.

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A receita líquida da Direcional foi de R$ 605 milhões, crescimento de 3,3% na comparação anual.

O Ebitda da Direcional (lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) foi de R$ 134,2 milhões, montante 13,5% superior ao registrado no 2T22.

A margem Ebitda subiu 22,2% na comparação anual, incremento de 2 ponto percentual.

O lucro bruto da Direcional foi de R$ 205,2 milhões, 12,2% a mais na comparação anual. Já a margem bruta foi 33,9%, 2,7 p.p no comparativo ano a ano.

“Em termos de Despesas Gerais e Administrativas (G&A), houve um total de R$ 43 milhões no 2T23, uma representatividade de 6,9% sobre a Receita Bruta. Por sua vez, as Despesas Comerciais alcançaram R$ 54 milhões, com representatividade de 8,8% em relação à Receita Bruta de Incorporação no período”, diz a empresa.

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“No 2T23, fizemos o maior VGV (valor geral de vendas) lançado de nossa história para um trimestre: R$ 1,5 bilhão, sendo cerca de 60% desse valor referente a empreendimentos sob a marca Direcional e 40% sob a marca Riva, representando mais de 5,2 mil novas unidades habitacionais”, detalha o relatório sobre o 2T23 da Direcional.

A geração de caixa no 2T23 da Direcional foi de R$ 21,7 milhões.

No encerramento do trimestre, a dívida líquida ajustada foi de R$ 268 milhões, alta de 24,2 na comparação anual,

O índice de alavancagem (medido pela Dívida Líquida Ajustada sobre o Patrimônio Líquido) foi de 16,6%, “preservando o caráter conservador de nossa estrutura de capital, dimensionada adequadamente para a execução de nosso planejamento.”

A Direcional destacou no balanço o “primeiro follow-on do setor desde 2020, que captou cerca de R$ 429 milhões.”

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Marco Antônio Lopes

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