Davi Alcolumbre diz que está de portas abertas para conhecer Guedes

O novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AL), afirmou que não conhece o ministro da Economia, Paulo Guedes. Contudo, Alcolumbre está com as portas abertas para “tocar com celeridade as proposições do governo”. A fala foi dita ao jornal “O Estado de S. Paulo”.

Davi Alcolumbre completou que não tem dúvida de que a prioridade será a votação da reforma da Previdência.

O novo líder declarou que considera o Senado como a Casa do entendimento e do diálogo.

“O governo vai enviar sua pauta e vão ser feitas avaliações pelas comissões pertinentes”, disse Alcolumbre. “Os brasileiros apresentaram para o Brasil um novo Congresso Nacional”, completou.

Saiba mais – Com 42 votos, Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado Federal

Votação para a presidência do Senado

O novo líder da Casa comentou o contratempo que induziu os senadores a anularem a primeira votação para a presidência do Senado, no sábado (2). Alcolumbre anunciou que fará apuração para descobrir se houve ou não intenção de fraude.

“Por enquanto, há uma suspeita e vamos apurar esse assunto. […] Parece que tem uma filmagem, precisamos apurar, avaliar”, contou o líder do Senado ao “Estado de S. Paulo”.

O presidente do Senado admitiu que a votação foi intensa. Entretanto, acredita que a Casa “saiu muito grande desse processo por cumprir a decisão judicial”.

Saiba mais – Toffoli determina que a votação da Presidência do Senado seja secreta

Horas antes da votação, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a votação fosse secreta e não aberta. Mesmo com o resultado de 50 votos a 2. Que comprovou que a maioria dos senadores concordavam com a votação aberta.

Boa parte dos senadores revelaram o voto após a votação, inclusive mostrando as cédulas para as câmeras. Apesar da decisão do STF ter sido respeitada durante o rito.

Saiba mais – Renan Calheiros retira sua candidatura à Presidência do Senado

Relação com senadores Kátia Abreu e Renan Calheiros

  • Kátia Abreu: quando perguntado sobre o episódio com Kátia Abreu (PDT-TO), Davi Alcolumbre respondeu que a parlamentar é uma amiga e que estará à sua disposição. Durante a primeira sessão de votação à liderança do Senado, na sexta-feira (1), a senadora tomou a pasta da mesa diretora de Alcolumbre, que presidia a sessão. No dia seguinte, após a polêmica passagem, Abreu presenteou o então candidato à presidência da Casa com um buquê de flores.
  • Renan Calheiros: ao ser questionado acerca do principal adversário na eleição, Renan Calheiros (MDB-AL), Alcolumbre respondeu que telefonará para o senador, e que a experiência dele “vai ser muito importante”. “Assim como vou ligar para todos os senadores, a bandeira vai ser o diálogo. O Senado não pode parar, os senadores vão ter que fazer dessa casa o que o Brasil esperar […] O presidente do Senado Federal não tem partido, é o presidente de uma instituição”, acrescentou o Davi Alcolumbre.
Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião