CVM nega haver estudo para alterar normas de day trade

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) negou nesta segunda-feira (26) estudar alterações nas normas envolvendo operações de day trade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A autarquia contradisse a informação veiculada na coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, de que ela estaria preocupada com prejuízos de investidores com negociações diárias e estudaria uma mudança na regulamentação do day trade.

“Não há, no momento, estudo para alterações nas normas da CVM que envolvem o tema”, pontuou o órgão regulador do mercado de capitais brasileiro.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“A autarquia está permanentemente modernizando a regulamentação, em função de fatores diversos, tais como estruturas inovadoras, experiência da supervisão, demandas de agentes de mercado, entre outros”, ressaltou a CVM.

Day trade no Brasil

Hoje, existem cerca de 3,5 milhões de investidores pessoas físicas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo que em 2016 o número era somente 600 mil CPFs cadastrados. E o interesse por day trade no Brasil veio junto com o crescimento do número de investidores.

Mas de acordo com a CVM, as operações de day trade têm alto risco e não são recomendadas para aqueles sem a capacidade de compreender os riscos e as características dessas operações.

“investidor, seja amador ou profissional, passa a acreditar que pode gerar melhores resultados que o mercado. Isso até acontece uma vez ou outra, mas o grande desafio aqui é justamente ter conquistas constantes”, destacou o órgão regulador de mercado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Desse modo, a CVM conclui que a atividade não deve ser exercida por investidor os quais não podem e dedicar a estudar com afinco, não tenham praticado em uma conta demo para se ambientar ao mercado, não tenham uma reserva de emergência, e tampouco para aquelas pessoas que possuem um trabalho em período integral.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião