CVM identifica fraudes nas atividades da JJ Invest

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apurou três práticas irregulares nas atividades no mercado de capitais da empresa de Jonas Jaimovic, a JJ Invest. A pirâmide financeira, como é conhecida no mercado, pode ir a julgamento ou ser encerrada com acordo entre a autarquia e o empresário.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Mas não é de agora que a CVM vem atuando na JJ Invest. Em 2017, a autarquia interveio na empresa com o primeiro ‘stop order’, medida cautelar com objetivo de prevenir ou corrigir situações anormais do mercado, o que causou uma corrida de saques pelos clientes. Na época, em entrevista a revista Veja, o empresário disse que deveria ter encerrado as operações naquele instante, pois havia apenas 400 clientes e ele conseguiu honrar com todos os compromissos.

No entanto, em janeiro de 2019, a CVM interveio pela segunda vez e a mesma correria por saques aconteceu. Mas daquela vez, o dono da JJ Invest não conseguiu repassar os fundos verdadeiros dos clientes e passou a pagá-los com o dinheiro dos novos entrantes do negócio, o que se configura como uma pirâmide financeira.

Em 2020 o empresário ficou preso e cumpriu seis meses no Rio de Janeiro e as notícias relacionavam que ele havia causado um prejuízo de R$ 170 milhões a centenas de investidores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A JJ Invest, que chegou até a patrocinar clubes como Vasco, prometia rendimentos de 10% a 15% ao mês e a maioria dos clientes não tinham contrato assinado.

Para se ter uma base do rombo causado aos investidores, o ex-jogador da seleção brasileira e atual comentarista esportivo Júnior perdeu R$ 1,5 milhão com a empresa. O também ex-jogador da seleção Zico foi outra vítima da JJ Invest que tinha uma parceria com a empresa para seu Centro de Futebol Zico Sociedade (CFZ), mas não informou quanto perdeu em valores.

CVM identifica 3 infrações na JJ Invest

A autarquia identificou três infrações da JJ Invest, são elas: fraude no mercado de valores mobiliários, prática irregular de administração de carteira de valores mobiliários e criação artificial de oferta ou preço.

“Dessa forma, foi instaurado processo administrativo sancionador, que poderá ser julgado pelo Colegiado da CVM ou encerrado em face de eventual proposta de Termo de Compromisso a ser, se for o caso, analisada pela Autarquia”, informou em nota publicada em seu site.

Se houver condenações, as possíveis sanções ao dono da JJ Invest incluem multa, inabilitação ou advertência.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião