CVM e B3 Educação: Iniciativas de educação financeira abordam ChatGPT e Agronegócio

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a B3 Educação anunciaram uma parceria estratégica para fortalecer a educação e a inclusão financeiras no Brasil. O acordo tem como objetivo desenvolver iniciativas que abordem oportunidades para o agronegócio no mercado de capitais e outros temas relevantes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A parceria visa fomentar o conhecimento e a capacitação no setor de agronegócio, proporcionando uma melhor captação de recursos e criando oportunidades para que os investidores participem do crescimento desse segmento, afirmou Gilson Finkelsztain, CEO da B3.

CVM e B3 Educação abordam agronegócio e relação com mercado de capitais

A aproximação entre o agronegócio e o mercado de capitais tem se intensificado. A CVM editou a resolução 39, que trata do registro dos Fiagro (Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agronegócio), em julho de 2021.

Desde então, houve um significativo crescimento, com 71 Fiagros registrados em 2022, dos quais 45 estavam em operação. O patrimônio líquido alcançou R$ 10 bilhões e o volume de ofertas iniciadas foi de R$ 8,1 bilhões. O produto também foi incluído na agenda regulatória de 2023, com previsão de consulta pública. A CVM, inclusive, destinou um anexo sobre os Fiagro na resolução 175, o Marco Regulatório dos Fundos de Investimento, lançado em dezembro de 2022.

Para João Pedro Nascimento, presidente da CVM, é fundamental que o agronegócio se familiarize e se integre ao mercado de capitais, e que este último adote uma linguagem acessível para acomodar o crescente papel do agro no setor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

ChatGPT para educação financeira

Além disso, a CVM e a B3 Educação estudarão o uso de tecnologias como o ChatGPT (um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial) para aprimorar a disseminação da educação financeira. O analista Gilson Maia, da Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, integrará o grupo de trabalho que se concentrará nessa iniciativa.

O acordo entre a CVM e a B3 Educação contempla aspectos técnicos e educacionais. No primeiro caso, serão realizados estudos e pesquisas sobre temas relacionados à educação e inclusão financeiras. Já no segundo, serão criados projetos educacionais, tanto presenciais quanto a distância, como cursos, palestras e oficinas. A parceria também abrange a produção e difusão de materiais educacionais, como publicações, aplicativos e vídeos.

A iniciativa visa ampliar a disseminação de conhecimento e a promoção da educação financeira, visando uma maior inclusão e participação dos cidadãos brasileiros no mercado de capitais.

Com informações de Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião