CVM acusa Graça Foster de interverir em investigação sobre Abreu e Lima

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apontou indícios contra a ex-presidente da Petrobras, Graça Foster. Segundo o órgão, a ex-executiva interferiu indevidamente na atuação da Comissão Interna de Investigação (CIA) da estatal petrolífera. A Comissão tinha sido criada para verificar eventuais irregularidades na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]

Segundo o relatório da CVM, Foster teria interferido nos trabalhos da comissão sobre as obras da Petrobras. No relatório final apresentado pela CIA, várias irregularidades teriam sido omitidas. Entre os indícios está até a dimensão do documento. A minuta que precedeu o relatório possuía 63 páginas, enquanto o relatório final apresentado apenas 28. As informações são da “Folha de S.Paulo”.

Saiba mais: Petrobras: compra da refinaria em Pasadena pela Chevron é interrompida 

Segundo a CVM, seções inteiras foram suprimidas do documento final. Entre elas, uma mencionava a autorização de Foster para uma nova fase de construção da refinaria. Isso apesar dos alertas apresentados pelas áreas técnicas da Petrobras sobre a viabilidade financeira do projeto. Outro trecho que desapareceu foi aquele que analisava contratos, e que acabou apontando não conformidades em aditivos.

Segundo membros do conselho, Foster teria atuado diretamente nas reuniões da CIA através de seus assessores. Eles teriam sugerido alterações no relatório final, salientando como os trechos fugiriam do escopo da comissão.

Além disso, funcionários informaram a CVM relatam que uma versão da minuta com anotações em caligrafia identificada como a de Foster foi apresentada nas reuniões do conselho. Teriam sido os próprios assessores da então presidente da companhia a levar para as reuniões os documentos modificados. Isso mesmo se a ex-executiva não deveria ter acesso a eles.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/Banner-Founders-400x300-1.png

Segundo a CVM, Foster impediu uma análise aprofundada das questões consideradas relevantes pela comissão. Dessa forma ela teria atuado contra os interesses da Petrobrás.

Saiba mais: Petrobras: acionistas minoritários perderão direito de opinar sobre privatizações 

O relatório responsabiliza a ex-executiva, junto ao Conselho de Administração, pelo prejuízos na construção da refinaria Abreu e Lima.

Obra sobrefaturada

A refinaria Abreu e Lima passou de um custo estimado de US$ 4,1 bilhões em 2009, quando o projeto passou para a fase de execução, para US$ 13,3 bilhões em 2011.

A CIA foi instaurada em abril de 2014, após denúncias de irregularidades apresentadas na operação Lava Jato. O objetivo da Comissão era verificar indícios ou ocorrências contra a força de trabalho ou patrimônio da Petrobras.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião