Balanços da semana

CVC (CVCB3) restaura site 12 dias após ataque hacker

A CVC (CVCB3) informou que “obteve significativos progressos” na restauração do seu site, que estava inoperrante após a companhia de viagens sofrer um ataque hacker.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A informação de que a CVC sofreu um ataque hacker veio a público no dia 3, por meio de nota enviada à imprensa.

A CVC Corp lamenta o ocorrido e, em nome da transparência com clientes, colaboradores, parceiros, franqueados e com o mercado, manterá comunicações subsequentes assim que mais informações forem apuradas”, escreveu a empresa na nota enviada em que confirmou ter sofrido o ataque hacker”, disse a companhia na sua nota.

O ataque de ransomware – um dos mais recorrentes em crimes cibernéticos – deixou o site da companhia inoperante e ocasionou queda nas ações. No pregão do dia 9 a empresa ficou dentre as maiores quedas do Ibovespa, com tombo de 12% nos papéis no acumulado da semana.

Agora, a CVC reitera que permanece focada em seguir com a recuperação após o incidente, aplicando todos os controles de segurança e garantindo maior robustez nos seus ambientes de tecnologia.

“A companhia reforça que até o momento não foi constatado vazamento de dados, inclusive pessoais, da companhia, suas controladas, seus clientes, fornecedores, franqueados, agentes de viagens e/ou seus parceiros, destaca a CVC.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

No dia 8, CVC diz que “não tinha prazo”

Ainda na última sexta (8), a CVC havia reiterado que alguns de seus sistemas permaneciam inoperantes, afetando adversamente as suas operações. A companhia de turismo ainda acrescentou que não havia prazo para normalização da situação.

Desde o sábado, dia 02, quando sofreu um ataque hacker em seu ambiente de tecnologia, a companhia passava por dificuldades.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“Alguns sistemas relevantes para as operações da companhia ainda não foram integralmente restabelecidos e não há estimativa do tempo necessário para que o ambiente de tecnologia por completo esteja normalizado”, diz a empresa em fato relevante.

De acordo com a CVC, uma equipe formada por assessores especializados em tecnologia e em segurança da informação tem atuado de forma diligente para mitigar os efeitos causados.

Segundo a empresa, todos os esforços vêm sendo despendidos para a solução, estando a CVC Corp empenhada em apurar a extensão do incidente, limitar os danos causados e restabelecer o pleno funcionamento do ambiente de tecnologia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Cotação de CVCB3

Apesar da notícia, os papéis da companhia seguem em queda. Atualmente, às 12h do pregão desta quinta (14), as ações da CVC estão cotadas a R$ 19,87, em queda de 1,2% no intradia.

No acumulado mensal, a queda é de 7,8%, ao passo que, desde o início de 2021, as ações da CVC subiram cerca de 2,4%.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião