CVC (CVCB3) restaura site 12 dias após ataque hacker

CVC (CVCB3) restaura site 12 dias após ataque hacker
CVC. Foto: Reprodução/Site CVC Corp

A CVC (CVCB3) informou que “obteve significativos progressos” na restauração do seu site, que estava inoperrante após a companhia de viagens sofrer um ataque hacker.

A informação de que a CVC sofreu um ataque hacker veio a público no dia 3, por meio de nota enviada à imprensa.

A CVC Corp lamenta o ocorrido e, em nome da transparência com clientes, colaboradores, parceiros, franqueados e com o mercado, manterá comunicações subsequentes assim que mais informações forem apuradas”, escreveu a empresa na nota enviada em que confirmou ter sofrido o ataque hacker”, disse a companhia na sua nota.

O ataque de ransomware – um dos mais recorrentes em crimes cibernéticos – deixou o site da companhia inoperante e ocasionou queda nas ações. No pregão do dia 9 a empresa ficou dentre as maiores quedas do Ibovespa, com tombo de 12% nos papéis no acumulado da semana.

Agora, a CVC reitera que permanece focada em seguir com a recuperação após o incidente, aplicando todos os controles de segurança e garantindo maior robustez nos seus ambientes de tecnologia.

“A companhia reforça que até o momento não foi constatado vazamento de dados, inclusive pessoais, da companhia, suas controladas, seus clientes, fornecedores, franqueados, agentes de viagens e/ou seus parceiros, destaca a CVC.

No dia 8, CVC diz que “não tinha prazo”

Ainda na última sexta (8), a CVC havia reiterado que alguns de seus sistemas permaneciam inoperantes, afetando adversamente as suas operações. A companhia de turismo ainda acrescentou que não havia prazo para normalização da situação.

Desde o sábado, dia 02, quando sofreu um ataque hacker em seu ambiente de tecnologia, a companhia passava por dificuldades.

“Alguns sistemas relevantes para as operações da companhia ainda não foram integralmente restabelecidos e não há estimativa do tempo necessário para que o ambiente de tecnologia por completo esteja normalizado”, diz a empresa em fato relevante.

De acordo com a CVC, uma equipe formada por assessores especializados em tecnologia e em segurança da informação tem atuado de forma diligente para mitigar os efeitos causados.

Segundo a empresa, todos os esforços vêm sendo despendidos para a solução, estando a CVC Corp empenhada em apurar a extensão do incidente, limitar os danos causados e restabelecer o pleno funcionamento do ambiente de tecnologia.

Cotação de CVCB3

Apesar da notícia, os papéis da companhia seguem em queda. Atualmente, às 12h do pregão desta quinta (14), as ações da CVC estão cotadas a R$ 19,87, em queda de 1,2% no intradia.

No acumulado mensal, a queda é de 7,8%, ao passo que, desde o início de 2021, as ações da CVC subiram cerca de 2,4%.

Com informações do Estadão Conteúdo

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba as notícias em seu e-mail

EU QUERO