CTC desiste de IPO por piora do mercado

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) desistiu do pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, na singla em inglês), conforme informou nesta semana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

De acordo com o CTC, a desistência do pedido de registro da oferta pública de distribuição primária e secundária de ações ordinárias ocorre sob a justificativa da piora das condições de mercado.

“Foi apresentada, nesta data, em razão da deterioração das condições de mercado, a desistência do pedido de registro oferta pública de distribuição primária e secundária de ações ordinárias de sua emissão perante a CVM. A Companhia manterá o mercado informado sobre quaisquer desenvolvimentos sobre o tema.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O CTC havia retomado o processo de abertura de capital no dia 2 de fevereiro deste ano, após ter interrompido no dia 22 de janeiro.

O IPO foi aprovado pela assembleia de acionistas do CTC em 21 de outubro de 2020. Segundo o comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia procurava listar seus papéis no Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa da B3.

A operação contemplava uma oferta primária (quando os recursos são direcionados ao caixa da empresa) e uma secundária (parte do capital que irá para o bolso de atuais acionistas).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Os recursos captados com a oferta deveriam ser investidos em uma planta de transformação de sementes sintéticas de cana, entre outros negócios, como bioinformática e data analytics. A operação seria liderada pelo Morgan Stanley, ainda com participação do JP Morgan e BTG Pactual (BPAC11).

CTC lidera ramo de biotecnologia ligada a cana-de-açúcar

O CTC, fundado em 1969, é uma companhia de biotecnologia, cuja atividade principal consiste na pesquisa, desenvolvimento e comercialização de cepas de cana-de-açúcar.

A companhia opera no Brasil, mercado com maior produção de cana-de-açúcar do mundo — na safra de 2019 e 2020, movimentou aproximadamente US$ 20 bilhões.

A empresa diz que nos últimos 10 anos seus produtos foram capazes de aumentar, em média, produtividade da cana-de-açúcar em 30%. Em seu prospecto, a companhia diz ser a “líder em melhoramento genético e biotecnologia aplicados à cultura da cana-de-açúcar.”

O CTC apresentou um lucro líquido de R$ 30,4 milhões no terceiro trimestre de 2020, uma alta de 91,2% na comparação anualizada. Atualmente, a companhia possui um market share de 39% em área total plantada com cana no Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião