Via (VIIA3), CSN (CSNA3) e outras anunciam recompra de ações

Neste início de mês de dezembro, algumas empresas comunicaram a abertura de programas de recompra de ações, na tentativa de atenuar perdas acumuladas no ano. São elas Via (VIIA3), CSN (CSNA3), Vamos (VAMO3), Terra Santa (LAND3), Kepler Weber (KEPL3) e Iguatemi (IGTA3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A deterioração das condições de mercado e a expectativa de crescimento do lucros corporativos futuros aumentaram a preferência das companhias listadas na Bolsa pelos próprios papéis. Isso porque, os programas de recompra de ações têm como destino o caixa da própria empresa.

A recompra de ações é realizada normalmente em situações de estresse de mercado, quando as cotações estão depreciadas. A prática consiste na aquisição de ativos da emissão da própria empresa, que pode custodiá-los em tesouraria ou cancelá-los futuramente.

Veja as empresas que anunciaram recompra de ações em dezembro:

Via

Com 293,5 mil ações em tesouraria, a Via anunciou um novo programa de recompra de ações, que prevê a aquisição de até 18 milhões ações ordinárias pela companhia. O valor corresponde a 1,127% dos papéis totais da Via em circulação no mercado.

O prazo máximo para liquidação das aquisições pela varejista é de 18 meses, com início em 07 de dezembro de 2021 e encerramento em 07 de junho de 2023.

A Via afirma que o objetivo do programa é adquirir as ações para “mantê-las em tesouraria e posteriormente aliená-las ou cancelá-las e/ou utilizá-las para liquidar obrigações no âmbito dos programas e planos de incentivo de longo prazo da Companhia”.

CSN

A CSN anunciou na segunda-feira (06), o encerramento de um programa e a abertura de um novo. Este novo programa de recompra de ações de emissão da CSN prevê a aquisição de até 30 milhões de papéis ON, no período de 07 de dezembro de 2021 a 30 de junho de 2022.

“O Programa de Recompra de Ações tem por objetivo a aquisição de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal de emissão da própria Companhia, respeitados os limites legais e com base em recursos disponíveis, para permanência em tesouraria e posterior alienação ou cancelamento”, disse a CSN em comunicado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vamos

O Conselho de Administração da Vamos aprovou a abertura de um programa de recompra de ações, que prevê o limite de até 19,43 milhões de ações a serem adquiridas pela companhia, valor equivalente a 7% das ações em circulação emitidas pela empresa.

O programa da Vamos terá prazo de duração de 18 meses, com início em 07 de dezembro de 2022 e término em 07 de junho de 2023.

“O Programa tem por objetivo a maximizaçãode valor ao acionista, sem redução do capital social, sendo as ações adquiridas utilizadas para manutenção em tesouraria, cancelamento, alienação e/ou para atender as obrigações assumidas pela Companhia perante os beneficiários dos planos de remuneração baseados em ações”, afirma a Vamos.

Kepler Weber

Com cerca de 14,5 mil ações mantidas em tesouraria, a Kepler Weber abriu um novo programa de recompra de ações para adquirir até 3,032 milhões ações ordinárias, de emissão própria. O montante é equivalente a 10% dos papéis em circulação da companhia.

O prazo máximo para aquisição das ações pela Kepler Weber é de 18 meses, com início em 06 de dezembro de 2022 e término em 06 de junho de 2023.

“O Programa tem por principal objetivo a manutenção em tesouraria das Ações para eventual cancelamento ou alienação pela Companhia”, explica a empresa em comunicado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Terra Santa

A Terra Santa aprovou a abertura de um programa de recompra de ações, que prevê o limite de até 300 mil ações a serem adquiridas pela companhia, valor equivalente a 1% dos papéis em circulação da empresa.

O prazo máximo para liquidação das operações de recompra de ações é de 18 meses, com início no dia 06 de dezembro de 2021 e encerramento em 1 de junho de 2023.

O objetivo do programa, segundo a Terra Santa, em comunicado, está alinhado com os planos de ações restritas e de incentivo ao alinhamento estratégico de longo prazo da companhia, “podendo, ainda, serem mantidas em tesouraria, alienadas ou canceladas, sem redução do capital social”.

Iguatemi

O novo programa de recompra de ações do Iguatemi prevê a aquisição de até 3 milhões ações ordinárias ou 533,30 mil units, todas nominativas e sem valor nominal. Os valores correspondem a 22% das ações ordinárias em circulação e 3% das units.

As negociações pelo Iguatemi poderão ser realizadas noo período de até um ano, contados a partir de 03 de dezembro de 2021, ou seja, até 03/12/2022.

“O Programa de Recompra de Ações tem por objetivos a manutenção das ações em tesouraria para posterior cancelamento e/ou alienação, bem como para fazer frente aos planos de remuneração baseado em ações da Companhia”, diz fato relevante do Iguatemi.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião