CSN (CSNA3) diz que barragem não registra risco na escala mencionada

Depois de ter sido obrigada a tomar medidas de segurança para evitar o rompimento da barragem da Mina de Fernandinho, a CSN (CSNA3) disse na noite de sexta-feira (4) que obras vinham sendo realizadas e a barragem não apresenta o “risco nas escalas mencionadas”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Ontem, o Estado de Minas Gerais conseguiu liminar contra a CSN e sua controlada Minérios Nacional, alegando suposta instabilidade e risco de rompimento na estrutura da Barragem B2A, localizada no município de Rio Acima, próximo a Belo Horizonte.

A liminar obriga a tomada de precauções, nenhuma das quais implica em suspensão das atividades da mina de Fernandinho ou de qualquer outra unidade, ressaltou a CSN, no prazo de até 5 e 30 dias.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“A Barragem B2A não envolve riscos à população, pois todos os moradores da Zona de Autossalvamento já foram realocados, tampouco representa impactos relevantes na produção das Companhias”, disse a siderúrgica.

CSN diz que governo de MG exagerou

De acordo com a empresa, a Barragem B2A está classificada em nível 2 de emergência e as as obras vinham sendo realizadas conforme determina a empresa projetista. “Portanto, não apresenta risco nas escalasmencionadasna Ação Civil Pública, o que será devidamente comprovado às autoridades.”

Adicionalmente, a CSN disse: a barragem está, desde julho de 2019, passando por obras de rebaixamento da freática, as quais consistem na retirada de água subterrânea. O objetivo é torná-la mais segura. Posteriormente, iniciará o processo de descaracterização.

As obras na Barragem B2A, no entanto, estão paralisadas por determinação da Agência Nacional de Mineração, para averiguações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Última cotação de CSNA3

A ação ordinária da CSN (CSNA3) fechou o pregão passado em queda de 2,08%, a R$ 45,62. O Ibovespa, índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), encerrou na máxima de 130.125,78 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião