Crise no Silicon Valley Bank pode trazer consequências para Bradesco (BBDC4), Nubank (NUBR33) e Banco do Brasil (BBAS3)? Entenda

A falência do Silicon Valley Bank (SVB) deixou os agentes econômicos em alerta. Porém, a crise no banco norte-americano pode trazer consequências para instituições brasileiras como o Bradesco (BBDC4), Nubank (NUBR33) e Banco do Brasil (BBAS3)? Para os analistas do Itaú BBA, os possíveis impactos podem beneficiar algumas empresas do setor financeiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“Não há perdas diretamente ligadas ao Silicon Valley Bank (SVB) para os bancos brasileiros“, ressaltaram os analistas do Itaú BBA Pedro Leduc, Mateus Raffaelli e William Barranjard em relatório divulgado nesta terça (14).

No caso do Bradesco, existe um “risco significativo de queda nos lucros caso eventualmente haja uma redução nos pagamentos de dividendos e JCP (juros sobre capital próprio) com o objetivo de preservar índices de capital”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Nos bancos digitais como Nubank e Inter (INBR32), os analistas argumentaram que essas empresas contam com um capital suficiente para anos de crescimento: “Uma eventual mudança de mercado para taxas mais baixas pode, assim, colocar suas ações no centro das atenções”.

Os índices de capital do Banco do Brasil são os mais confortáveis. Sua NPL e base de financiamento é a ‘melhor da cidade’.

Em uma visão panorâmica dos bancos brasileiros, os analistas do BBA afirmaram que os principais índices de liquidez e capital “são muito confortáveis”. “Ainda assim, achamos razoável revisar um cenário de Cash-Is-King [Dinheiro é rei] no qual os bancos retêm mais lucros e reduzem os índices de pagamento. O truque é que os bancos podem reduzir os impostos distribuindo aos acionistas via JCP”, alertou o trio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Silicon Valley Bank pode afetar a bolsa brasileira?

A crise no SVB traz inicialmente poucos impactos para a Bolsa Brasileira, na visão do economista-chefe do Banco Alfa, Luís Otávio Leal. Segundo o especialista, as diferenças entre os sistemas bancários brasileiro e norte-americano são alguns dos fatores que blindam inicialmente o Ibovespa.

“Pode parecer estranho, mas o sistema bancário brasileiro é muito mais solvente, desenvolvido do que o norte-americano. Até por causa da época que tivemos hiperinflação, temos um sistema bancário muito mais ajustado do que o dos Estados Unidos”, destacou Leal em entrevista ao Suno Notícias.

Em termos de contágio, acho que é muito pouco, a não ser que se gere uma crise a la 2008.

De acordo com o profissional, o principal impacto que a crise no Silicon Valley Bank pode gerar no curto prazo na economia brasileira é na política monetária, abrindo espaço para uma eventual redução dos juros, tendo em vista que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) não deverá aumentar as taxas na reunião da semana que vem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião