Na CredPago, BTG (BPAC11) chegou para trazer soluções financeiras e (quem sabe) o IPO

Na CredPago, a chegada do BTG Pactual (BPAC11) como parceiro ampliou os horizontes da startup. Antes voltada para apenas substituir o fiador na locação de imóveis, a empresa agora deve passar a oferecer linhas de crédito imobiliário e soluções financeiras e já mira um IPO (oferta pública de ações, em inglês) para o ano que vem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Em fevereiro do ano passado, o banco anunciou a compra de 20% da CredPago. Meses depois, o BTG voltou à tona e adquiriu outros 29% para se firmar como minoritário, em uma rodada com uma apreciação de 30%.

Com um minoritário desse porte e know-how, a CredPago, criada em 2016, visualizou a possibilidade de ir além da solução de substituir a figura do fiador na locação de imóveis e deverá ofertar também produtos financeiros.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“O BTG trouxe a oportunidade de desenvolver produtos de foco financeiro, como financiamentos, home equity, antecipação para proprietários, etc. São vários produtos através do mesmo canal e que vão se monetizando”, disse Sandro Westphal, fundador e presidente do Conselho da CredPago em entrevista ao SUNO Notícias.

De acordo com Westphal, a CredPago sempre pensou em trabalhar também com a vertente financeira, mas foi com a chegada do BTG que a companhia ganhou uma capacidade maior de captação e avaliação de crédito.

“O BTG trouxe para nós as possibilidades do banco Pan e do BTG +. Tendo canais próprios nós ampliamos os canais de imobiliários. Ainda não está definido qual será a estrutura, mas partindo do funding que ele pode prover, deveremos ter uma estrutura robusta”, afirmou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Além dessa possibilidade financeira, a CredPago também desenvolveu o CredSign, uma plataforma de assinatura eletrônica com validação jurídica para imobiliárias e corretores, e um app chamado PontaPonta, onde o corretor pode gerenciar todo processo de locação imobiliária, desde o agendamento da visita até a entrega das chaves.

Com isso, a receita bruta para o ano que vem da CredPago deve superar os R$ 300 milhões, com lucro de mais de R$ 100 milhões. “Já em 2023, entregaremos R$ 600 milhões de caixa”, diz o fundador.

BTG deve apoiar IPO da CredPago

Com resultados robustos e em meio à ida de empresas de tecnologia à Bolsa, a CredPago já mira a abertura de capital no ano que vem. “Nossa tese foi sempre crescer, gerar receita e zero dívida. Assim, o IPO vai ser em um momento oportuno”, disse Westphal.

“O BTG é líder e ele sempre provoca essa agenda [sobre o IPO].  Dentro do plano, buscamos um IPO para o ano que vem, mas em um aspecto maior que o atual. Ele deve passar por toda a estrutura e ele conversa mais o conceito que definimos no ano passado, que é ofertar acesso a moradia”, explica o fundador da CredPago.

Questionado sobre a concorrência no setor, com a chegada de unicórnios como a Loft, por exemplo, Westphal vê espaço no mercado para todos.

“É um setor esquecido nos últimos 50 anos. Você ainda tem muito espaço para corrigir. Se somar os principais players, CredPago, Porto Seguro, Quinto Andar, Loft, etc, não absorve o mercado todo. Tem variantes, espaço e essa é a nossa proposta, então jamais vejo como concorrentes e sim orbitando em um oceano azul, com espaço”, disse o fundador da CredPago.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião