Cosan (CSAN3) apresenta pedido de IPO da Compass

A Cosan S.A. (CSAN3) apresentou na última sexta-feira (31) um pedido de registro de Oferta Pública Inicial (IPO) da controlada Compass Gás e Energia. A empresa deveria ser listada no segmento Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

A informação do pedido do registro do IPO da Compas Gás e Energia foi divulgado através de um fato relevante da Cosan. A oferta está sujeita à concessão de registro pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e às condições de mercado.

O Conselho de Administração da empresa de energia e logística determinará a quantidade de ações a ser vendidas no âmbito da oferta, assim como o preço de venda. A decisão será tomada após um procedimento de coleta de intenções de investimento realizado junto a investidores institucionais no Brasil e no exterior.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

No começo de julho a Cosan infirmou que pretendia realizar uma oferta pública de ações de suas controladas em meio a um processo de reorganização societária. Além da Compass, também a Moove e a Raízen estão entre as empresas que poderiam ter seu capital aberto.

De acordo com a empresa, qualquer uma das controladas poderá ser capitalizada no mercado, o que ainda poderá acontecer em paralelo ao processo de reorganização das companhias.

“A viabilidade e o momento das potenciais captações no mercado são diferentes para cada empresa. Ainda que as ofertas dependam de inúmeras condições alheias à vontade das companhias, como já mencionado, a intenção é deixar as controladas e co-controladas preparadas caso tais condições sejam satisfeitas”, diz o comunicado.

Proposta de reestruturação da Cosan

Conforme o fato relevante divulgado na última sexta-feira, os Conselhos de Administração da empresa, da Cosan Logística (RLOG3) e da Cosan Limited (NYSE: CZZ) aprovaram o estudo da proposta de simplificação da estrutura entre as empresas. O texto será submetido à aprovação dos acionistas em suas respectivas assembleias gerais.

“A reestruturação societária tem como objetivo simplificar a estrutura do Grupo Cosan, unificando e consolidando os diversos free floats das Companhias, aumentando a liquidez de seus valores mobiliários, bem como destravando valor que existe dentro do Grupo Cosan”, comunicou a companhia.

Veja também: Cosan registra queda de -87,1% no lucro líquido no 1T20

Nesse sentido, a reorganização societária consistirá no processo sob controle comum pela qual a CZZ e a Logística serão incorporada na Cosan, movimento batizado de “Operação Pretendida”. Assim, as ações da companhia passarão a ser detidas diretamente por todos os acionistas até a aprovação do projeto.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião