Coronavírus: vacina dará imunidade por 1 ano, diz CEO da AstraZeneca

Segundo o CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, a potencial vacina para o novo coronavírus (Covid-19) poderá fornecer imunidade à doença por cerca de um ano. A declaração foi dada nesta quarta-feira (17) à rádio belga Bel RTL.

A companhia britânica já iniciou os testes em humanos da vacina criada pela Universidade de Oxford. A fase 1 do estudo, realizado no Reino Unido, será concluído em pouco tempo, e um estudo da fase 3 já está no início, disse o executivo. “Acreditamos que ela irá proteger por cerca de um ano”, afirmou.

A empresa também já fechou acordos com os governos do próprio Reino Unido e dos Estados Unidos, e salientou que, “se tudo correr bem, teremos os resultados dos ensaios clínicos em agosto ou setembro. Estamos fabricando em paralelo. Estaremos prontos para entregar a partir de outubro, se tudo corrrer bem”.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

AstraZeneca também negocia vacina do coronavírus com o Brasil

O presidente da empresa disse, no último sábado (13), que conversas com Brasil, Japão, Rússia e China, sobre acordos de fornecimentos para a sua potencial vacina, estão em andamento.

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde (MHRA) do Reino Unido aprovou o início dos testes da fase 3 da vacina após os estudos apontarem para eficácia e segurança suficientes, disse Soriot em videoconferência com jornalistas. A farmacêutica britânica se prepara para publicar os resultados da primeira de testes.

A AstraZeneca também anunciou uma parceria com a União Europeia (UE) para a distribuição de até 400 milhões de doses da vacina. Este foi o mais recente acordo de fornecimento firmado, em meio à corrida dos governos para obter o acesso a vacinas contra a pandemia.

Saiba mais: Governo alemão investe em empresa que cria vacina para coronavírus

O executivo destacou que a Holanda, Itália e Alemanha terão um grande papel na fabricação da vacina contra o coronavírus na Europa. Soriot acrescentou que a empresa farmacêutica projeta ter uma respostas sobre o funcionamento do produto até o final do verão europeu.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião