Coronavírus: Trump diz que Brasil vive surto da doença

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump afirmou, nesta terça-feira (28), que o Brasil tem um surto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A declaração foi realizada na Casa Branca.

“O Brasil tem praticamente um surto, como vocês sabem, eles também foram de uma maneira diferente de outros países na América do Sul, se você olhar os gráficos você vai ver o que aconteceu infelizmente com o Brasil. Então estamos olhando muito de perto e em coordenação com outros governadores”, afirmou o presidente.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora!

Trump, além disso, perguntou ao governador da Flórida, Ron De Sanctis, se ele pretende suspender a chegada de voos do País, com o intuito de mitigar a disseminação do coronavírus no território norte-americano.

“Não necessariamente”, afirmou o governador. Atualmente, existem nove voos semanais saindo do Brasil em direção aos EUA, com três rotas funcionando normalmente. Duas das três rotas são separadas são de voos para a Flórida e para o Texas.

Até o momento, o governo de Trump não restringiu a chegada de brasileiros, como fez com residentes da União Europeia (UE) ainda em meados de março. No entanto, recomenda que viagens não essenciais sejam evitadas, e que os que retornarem do Brasil fiquem em casa por duas semanas.

DeSantis afirmou que existe a expectativa de um aumento nos casos em alguns outros países, como o Brasil. Trump e o governador veicularam a possibilidade de exigir a testagem dos passageiros antes do embarque em voos internacionais.

Há cerca de 30 dias, Trump já havia dito que estava observando o avanço da pandemia no Brasil e que considerava impor uma restrição de voos vindos do País. “Estamos absolutamente olhando a uma restrição”, afirmou o mandatário em 31 de março.

Avanço do coronavírus

Enquanto Trump dava a declaração na Casa Branca, os Estados Unidos ultrapassavam a marca de um milhão de infectados pelo coronavírus. Segundo a universidade estadunidense John Hopkins, desde o primeiro caso confirmado, o coronavírus já matou 57,2 mil pessoas no território norte-americano.

O isolamento na Espanha, país mais atingido na Europa e já tendo ultrapassado o número de mortes na China, passou a ser flexibilizado recentemente. O país já registrou mais de 232 mil infectados e 23,82 mil mortes por causa de complicações do coronavírus.

Saiba mais: Desglobalização: o mundo pós-coronavírus?

Na Itália, foram registradas ao menos 27,35 mortes pelo Covid-19 e mais de 201 mil casos até a última segunda-feira (27). Há cerca de 60 dias, o país ainda mantinha medidas de isolamento parcial.

Até o início da tarde desta terça-feira, as secretarias estaduais de Saúde reportaram 68.188 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, com 4.674 mortes. O País está entre as 11 nações mais impactadas pela doença.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião