Coronavírus: Duas doses de vacina têm mais eficiência, diz instituto

O instituto britânico Pirbright revelou nesta terça-feira (23) que um teste da vacina experimental contra o novo coronavírus (covid-19) da AstraZeca provou uma reação imunológica mais forte na segunda dose.

De acordo com o instituto, a primeira dose seguida por uma dose de reforço da vacina apresentou maior eficiência na proteção contra o coronavírus. Os testes foram realizados em suínos e por esse motivo ainda não sabem o nível da reação imunológica necessário para proteger humanos.

“Os pesquisadores viram um aumento acentuado de anticorpos neutralizadores que se ligam ao vírus de uma maneira que impede a infecção.  Estes resultados parecem animadores por mostrarem que administrar duas injeções fortalece a reação de anticorpos que podem neutralizar o vírus, mas é a reação em humanos que é importante”, disse o diretor de Pirbright, Bryan Charleston.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

A vacina conhecida como ChAdOx1 nCoV-19 e também como AZD1222 foi desenvolvida por cientistas da Universidade de Oxford e atualmente estão trabalhando em conjunto com a AstraZeneca para desenvolverem.

Além disso, o estudo apontou que de seis macacos que testaram a vacina um apresentou anticorpos contra o vírus em 14 dias e todos os outros desenvolveram anticorpos em 28 dias.

A AZD1222  já está sendo testado em humanos, mas a AstraZeneca informou que os dados sobre sua eficiência sairá apenas no final deste ano.

Vacina contra coronavírus de Oxford começa a ser testada em SP

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e a Fundação Lemann confirmaram na última segunda-feira (22) que deram início aos testes da vacina contra a covid-19 em São Paulo. A substância testada é a mesma desenvolvida na Universidade de Oxford, do Reino Unido. Os testes começaram na última sexta-feira (19). As informações são do portal de notícias “G1”.

Saiba Mais: Coronavírus: Vacina de Oxford começa a ser testada em SP

As pessoas que irão participar das testagens são profissionais da área da saúde. Serão, ao todo, cerca de 5 mil voluntários. O Hospital São Paulo irá analisar o perfil das pessoas que poderão receber a testagem. No Rio de Janeiro, também haverá testes.

A Fundação Lemann informou, em comunicado, que o início dos testes da vacina contra o coronavírus no País é um grande passo. Porém, destacou que ainda ainda falta bastante para que os resultados positivos sejam conhecidos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião