Coronavírus: Brasil registra 9 casos suspeitos em 6 estados

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (29) que o Brasil tem nove casos suspeitos de coronavírus. Outras 33 notificações da doença foram apuradas pelo governo.

Os dados sobre a difusão do coronavírus são referentes ao período de 18 a 29 de janeiro. Os casos suspeitos estão localizados nos estados de:

  • Minas Gerais – 1
  • Rio de Janeiro – 1
  • Santa Catarina – 2
  • São Paulo – 3
  • Paraná – 1
  • Ceará – 1

“Nenhum de nós tem possibilidade de dizer com que velocidade esse possível surto irá se desenvolver no país. No momento atual, faremos uma campanha de recomendações do mesmo modo que fazemos no caso da influenza”, declarou João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde, durante uma coletiva de imprensa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo o secretário, o governo não decidiu alguma medida durante o Carnaval por causa do coronavírus. Assim como os passageiros dos voos provenientes da China – cerca de 250 por dia – não serão bloqueados nos aeroportos brasileiros. Entretanto, o governo de Pequim já bloqueou o turismo internacional para tentar conter a epidemia.

Vítimas do coronavírus passam de 160 na China

Mais de 160 pessoas já morreram na China por causa do coronavírus. A maioria dos óbitos ocorreu na província de Hubei, onde está localizada a cidade de Wuhan, onde a epidemia começou.

Saiba mais: Coronavírus: carteira de ações do BNDES encolhe R$ 5,8 bi com epidemia

Mais de 6 mil pessoas já estariam infectadas pelo vírus somente na China. Um  número que supera as infeções da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), ocorrida entre 2002 e 2003, que contaminou 5.327 pessoas no gigante asiático, matando 774 pessoas no mundo, 349 dos quais na China continental. E o surto da epidemia de coronavírus está se alastrando em outros países, como Alemanha, Estados Unidos e Canadá.

Segundo o diretor-executivo do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, 2% dos casos do novo coronavírus confirmados resultaram em morte.

A OMS realizará uma nova reunião do seu comitê na próxima quinta-feira (30) para decidir se declarar a situação de emergência global por causa do coronavírus. “O mundo inteiro precisa estar alerta, precisa agir e estar pronto para qualquer caso que apareça”, explicou Michael Ryan.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião