Coronavírus: bilionário usa ilha particular como garantia para salvar Virgin

O bilionário britânico Richard Branson, fundador do grupo Virgin, ofereceu sua ilha particular no Caribe como garantia para obter os financiamentos necessários para salvar sua companhia aérea.

A Virgin Atlantic, empresa de aviação parte do grupo Virgin, está em risco de falência por causa da crise provocada pelo coronavírus (covid-19). Branson, que é a sétima pessoa mais rica do Reino Unido, com um patrimônio pessoal de cerca de R$ 30 bilhões, vive há 14 anos na ilha de Necker, nas Ilhas Virgens britânicas.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

Segundo seus críticos escolheu o local de residência para evitar de pagar impostos, já que o local é um paraíso fiscal. Mas ele sempre se defendeu alegando o amor à natureza e à beleza.

Independentemente das razões que motivaram a escolha da moradia, Branson pediu ao governo de Londres um pacote de 500 milhões de libras (cerca de R$ 3,2 bilhões) para manter sua companhia aérea em funcionamento.

O Tesouro já havia rejeitado um pedido anterior, aconselhando o fundador da Virgin a pedir esses recursos aos bancos e não ao estado. Mas a desistência não é uma característica de Branson, que apresentou um novo pedido, dessa vez oferecendo Necker como garantia.

“Vou coletar o máximo de dinheiro possível utilizando essa ilha para salvar o maior número possível de empregos. Faremos tudo o que pudermos para manter a companhia aérea funcionando, mas precisaremos de apoio do governo”, escreveu Branson em seu blog.

Virgin Atlantic em risco de falência

De fato, a Virgin Atlantic está sofrendo o mesmo destino de muitas companhias aéreas do mundo. Especialmente companhias aéreas de baixo custo, obrigadas a manter suas aeronaves em solo devido às restrições impostas pela emergência do coronavírus.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

No entanto, o pedido de resgate com dinheiro dos contribuintes fez muitas pessoas torcerem o nariz. O Partido Trabalhista britânico foi o primeiro a se opor, acusando o magnata uma evidente e contínua sonegação de impostos.

Segundo eles, Branson deveria salvar a Virgin com dinheiro de seu próprio bolso, já que nunca pagou impostos.

O bilionário, por sua vez, prometeu doar 200 milhões de libras, cerca de 5% de seus ativos, ao grupo Virgin, com 100 milhões destinados à Virgin Atlantic. Um valor evidentemente insuficiente. Por isso, pede mais dinheiro ao governo.

Saiba mais: Low-cost Virgin Atlantic recebe autorização da Anac para operar no Brasil

A Virgin Atlantic foi fundada em 1984 e 49% de seu capital é de propriedade da norte-americana Delta Airlines. O império de Branson se estende da aviação às ferrovias, às academias, às viagens espaciais e emprega 70.000 pessoas. Mas a joia da coroa é sem dúvida o paraíso natural de Necker, que agora corre o risco de acabar penhorado.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião