Balanços da semana

Governo de SP alega sigilo da China e não entrega dados à Anvisa sobre Coronavac, diz site

O governo do Estado de São Paulo comunicou a autoridades federais estar impossibilitado de enviar todos os dados requisitados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolvendo a Coronavac. De acordo com informações da CNN Brasil, a razão seria um acordo de confidencialidade firmado entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

De acordo com a reportagem, o Instituto Butantan deixou de fornecer seis itens que as autoridades federais consideram essenciais para a liberação do uso emergencial da Coronavac.

O problema se dá pois, se por um lado o governo de São Paulo diz não poder encaminhar todas as informações por força de contrato, por outro a Anvisa não pode conceder uma autorização sem antes analisar os dados.

O imbróglio fica ainda pior, visto que, ainda de acordo com a CNN Brasil, uma resolução para uso emergencial da agência reguladora elaborada em novembro diz que os dados devem se tornar públicos depois da liberação.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo o veículo, um dos itens pendentes para análise da Coronavac é o chamado “Dados de eficácia e de segurança de análises de subgrupos por status de infecção prévia e por faixas etárias”.

Coronavac teria eficácia inferior a 60%

Mais cedo nesta sexta-feira (11), o UOL publicou uma reportagem, citando duas pessoas que têm acesso ao estudo do Butantan, informando que a Coronavac registrou uma eficácia inferior a 60%.

Apesar da taxa substancialmente mais baixa em relação àquela anunciada pelo governo de João Doria (PSDB), referente à eficácia clínica (que mede a capacidade de prevenção da doença em casos mais leves), de a 78%, a vacina continua acima do mínimo determinado pela Anvisa de 50%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

De acordo com o governo paulista, a taxa de eficácia geral da Coronavac será revelada nesta terça-feira (12) pelo Instituto Butantan.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião