Copom: Veja os principais eventos da próxima semana

A próxima semana está marcada com a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, sobre a definição da taxa básica de juros (Selic). Já na agenda da semana no exterior, os investidores devem acompanhar o indicador de auxílio-desemprego dos Estados Unidos, para avaliarem a situação econômica da principal economia do mundo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Diante disso, confira abaixo os principais eventos que ocorrerão entre segunda-feira (31) a sexta-feira (4).

Copom

Na próxima quarta-feira (2), o Copom deve anunciar a nova taxa de juros do Brasil. A expectativa do mercado é que o comitê informe o aumento de 1,5 ponto percentual na Selic, de 9,25%, para 10,75% ao ano. A atenção será para a ata da reunião, que funciona como um indicador das decisões futuras do Banco Central.

O banco Itaú acredita que o Copom deve sinalizar a redução moderada no ritmo de alta. Por isso, projetam que a reunião de março trará uma alta final de 1,00 p.p., elevando a taxa Selic no patamar de 11,75% a.a.

“Ao nosso ver, a decisão de encerrar o ciclo de aperto será motivada pelo recuo das expectativas de inflação para 2023, desaceleração da atividade econômica e reconhecimento dos efeitos defasados da política monetária. No entanto, as condições correntes e projeções de inflação podem pressionar na direção de manutenção do ritmo de 1,50 p.p. em março e/ou sinalização de continuidade do ciclo”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA

No dia 3 de fevereiro, quinta-feira, o Departamento do Trabalho americano deve divulgar o número de pedidos de auxílio-desemprego do país.

Na semana encerrada em 22 de janeiro, o departamento registrou queda de 30 mil pedidos, a 260 mil. Os analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam uma redução de 265 mil.

O total de pedidos da semana anterior foi revisado para cima, de 286 mil para 290 mil. Já o número de pedidos continuados subiu 51 mil na semana até 15 de janeiro, a 1,675 milhão. Este indicador é divulgado com uma semana de atraso.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Inflação da cidade de São Paulo

Na quarta-feira (2), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, deve ser divulgado.

Na terceira quadrissemana de janeiro, o indicador subiu 0,66%e m relação ao acréscimo de 0,59% observado na segunda quadrissemana deste mês, segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Balança comercial

Na terça-feira (1), o Ministério da Economia deve divulgar os dados da balança comercial de janeiro.

Em 2021, beneficiada pela aceleração do preço das commodities (bens primários com cotação internacional), a balança comercial encerrou o ano com recorde.

No ano passado, o Brasil exportou US$ 61,01 bilhões a mais do que importou, o melhor resultado da série histórica iniciada em 1989. O resultado representa crescimento de 21,1% em relação ao superávit comercial de US$ 50,39 bilhões registrado em 2020.

Portanto, além do Copom, os indicadores nacionais e internacionais devem estar na agenda da semana dos investidores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião