Copom, Fomc e IPCA-15: Confira os 5 principais eventos da semana

Os principais eventos da semana estão concentrados ao redor de decisões acerca de taxas de juros. No Brasil, o mercado estará atento à reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a qual termina horas após a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), nos Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Caso o investidor não fique contente com as decisões de política monetária do Copom e do Fomc, ele terá a oportunidade de acompanhar a reunião do membros do comitê do Banco da Inglaterra (BoE).

O mercado também conhecerá o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) da vizinha Argentina e poderá ajustar as posições em carteira com a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial do Brasil.

Confira abaixo os principais eventos da semana que acontecerão entre esta segunda-feira (20) e sexta-feira (24).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

PIB da Argentina

Depois de um início de semana, a princípio, morno, o investidor terá em mãos na terça-feira (21) o dado do PIB da Argentina, um dos principais parceiros econômicos do Brasil.

No primeiro trimestre de 2021, a economia argentina registrou aceleração de 2,6%, ante os meses de outubro e dezembro.

Fomc

O dia mais aguardado pelo mercado, no entanto, será quarta-feira (22), quando Fomc, do Federal Reserve (Fed), se reunirá para discutir o futuro da política monetária estadunidense.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

A importância do evento da semana não está atrelada à decisão de taxa de juros, mas aos estímulos. Investidores acompanharam o aumento da inflação e a recuperação, ainda que incompleta, do país.

O mercado, portanto, ficará de olho no tom dos dirigentes e sinalização sobre o início e o ritmo do tapering.

Copom

Após o fechamento do mercado na quarta-feira, os investidores começaram o rito de atualização constante da página do Banco Central (BC) para saber a decisão, essa sim, sobre a taxa básica de juros (Selic).

Tal como nos Estados Unidos, o brasileiro viu a inflação disparar nos últimos meses e a política monetária, principal arma contra o aumento de preços, está no cerne da questão.

Por aqui, as curvas de juros parecem apontar para uma elevação de 1,25 ponto percentual, acima previsto pelo próprio Copom na última reunião, de 1,00 ponto percentual. Hoje a taxa Selic está em 5,25% ao ano.

Comitê do Banco da Inglaterra

Já no Reino Unido, quinta-feira (23) será o dia dos membros do comitê de política monetária do Banco da Inglaterra (BOE). A taxa de juros britânica está em 0,10% ao ano. E a expectativa é de que permaneça nesse patamar.

O mercado aguardará sinalizações relativas ao programa de quantitative easing (QE) e à recuperação da economia do Reino Unido.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

IPCA-15

No último dia útil da semana, sexta-feira (24), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o dado do IPCA-15, considerado a prévia da inflação.

No mês passado, o indicador ficou acima da expectativa de especialistas do mercado e o dado deve balizar as decisões de investimento. Depois do Copom, é o segundo principal evento da semana em solo nacional.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião