Confira as 5 marcas mais valiosas do mundo em 2020

As marcas são uma representação figurada de um produto ou um serviço. Algo fundamental para que aquela empresa seja facilmente reconhecida pelos clientes.

Mais reconhecível e respeitada é a marca, mais valiosa ela se torna. Por isso, todos os anos a consultoria Brand Finance analisa o valor das empresas baseado no valor de cada marca, e elege as 10 marcas mais valiosas do mundo.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora.

Segundo a maior autoridade mundial em neuromarketing Martin Lindstrom, as marcas exercem sobre o consumidor o mesmo poder de uma religião, ambas conservam em sua natureza a questão da fidelidade. Por isso, confira as cinco marcas mais valiosas.

Veja as 5 marcas mais valiosas

1° Amazon

A varejista norte-americana ocupa o primeiro lugar de marca mais valiosa do mundo, o seu nome equivale a US$ 221 bilhões (R$ 1,13 trilhão).

Saiba mais: Nike lidera ranking de marcas esportivas mais valiosas do mundo; confira o top 10

A empresa, fundada por Jeff Bezos em julho de 1994, foca em comércio eletrônico, computação em nuvem, streaming digital e inteligência artificial.

Apesar de forte presença nos Estados Unidos, a Amazon, que estreou no Brasil em 18 de outubro de 2017, tem conquistado também um grande espaço no país, disputando a preferência dos brasileiros com o Magazine Luiza.

A varejista norte-americana registrou lucro líquido de US$ 3,3 bilhões no quarto trimestre no ano de 2019, ou US$ 6,47 por ação. Esse valor é correspondente a um aumento de US$ 3 milhões em comparação com o mesmo período no ano anterior.

2° Google

Em segundo lugar ocupa o Google como a marca mais valiosa do mundo, seu nome equivale a US$ 160 bilhões (R$ 822,91 bilhões).

A gigante em tecnologia, subsidiária da Alphabet, foi fundada por Larry Page e Sergey Brin no dia 4 de setembro de 1998, foca em serviços online e software.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/09/Gif_SideBar.gif

A Alphabet registrou lucro líquido de US$ 10,67 bilhões, ou US$ 15,35 por ação, no quarto trimestre de 2019. O montante indica alta de 19,2% ante o mesmo período no ano anterior.

3° Apple

A Apple ocupa o terceiro lugar de marca mais valiosa do mundo, seu nome equivale a US$ 141 bilhões (R$ 725,19 bilhões).

Saiba mais: Confira as 25 marcas mais valiosas do Brasil; Magalu tem maior crescimento

A empresa, que foi fundada na garagem de seu falecido fundador Steve Jobs, em 1976, tem como objetivo projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais.

A Apple registrou lucro líquido de US$ 22,2 bilhões no quarto trimestre de 2019. O valor corresponde a uma alta de 11,4%, comparado com o mesmo período em 2018. A receita da empresa foi de US$ 92 bilhões.

4° Microsoft

Em quarto lugar ocupa a Microsoft como a marca mais valiosa do munda, seu nome equivale a US$ 117 bilhões (R$ 601,75 bilhões).

A empresa de tecnologia começou com desenvolvimento de um Gerenciador de Interface, que atualmente é conhecido como Microsoft Windows, em setembro de 1981, foi fundada por Bill Gates e Paul Allen.

A Microsoft registrou no primeiro trimestre do ano fiscal de 2020, período encerrado em 30 de setembro, um lucro líquido de US$ 10,7 bilhões, alta de 21% em relação ao mesmo período do ano fiscal de 2019.

5° Samsung

A Samsung ocupa o quinto lugar de marca mais valiosa do mundo, seu nome é equivalente US$ 94 bilhões (R$ 483,46 bilhões).

A maior fabricante de smartphones, que teve início no dia 1° de março de 1938 e foi fundada pelo coreano Byung Chull Lee, atua em diversos ramos da área de tecnologia da informação.

A Samsung registrou um lucro operacional de US$ 23,2 bilhões em 2019, o que representa uma queda de 53% em comparação com c mesmo período no ano anterior. No quarto trimestre, a empresa registrou um lucro de cerca de US$ 6,13 bilhões.

Pesquisa

Para fazer o levantamento, os analistas levaram em conta uma variedade de medidas diferentes da força das marcas, incluindo investimentos em marketing, patrimônio das partes interessadas e suas contribuições para o desempenho financeiro.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião