Larry Page Larry Page

Larry Page

Perfil de Larry Page
Idade 49
Nome Completo Lawrence Edward Page
Nascimento 26/03/1973
Local de Nascimento East Lansing, Estados Unidos
Filhos 2
Nacionalidade Estadunidense
Formação Engenharia da computação
Ocupação CEO da Alphabet
Fortuna US$ 91,5 bilhões (2021)
Conhecido Como Larry Page
Site Oficial https://www.google.com/
Redes Sociais Facebook Linkedin

Biografia de Larry Page

Quem é Larry Page?

Larry Page é um dos fundadores do Google, maior site de pesquisas do mundo. Ele é um cientista da computação e foi o primeiro diretor-executivo da companhia.

Assim, Larry Page e seu parceiro Sergey Brin criaram a holding Alphabet Inc., em 2015, negócio criado com o objetivo de tomar conta do Google e de suas outras subsidiárias. Não à toa, Larry está na lista de pessoas mais ricas do mundo.

A fortuna de Larry Page é estimada em mais de 90 bilhões de dólares, segundo o ranking da Forbes de 2021.

Uma das principais características do negócio é como se dá a relação entre funcionário e empresa. Pessoas envolvidas com o mercado colocam o Google como o melhor lugar para se trabalhar no mundo.

Biografia de Larry Page

Larry Page
Foto: Stansfield PL

Lawrence Edward Page nasceu no dia 26 de março de 1973, na cidade de East Lansing, Estados Unidos.

Seu pai, Dr. Carl Victor Page, era um cientista da computação na Universidade Estadual de Michigan, fato que contribuiu para que Larry tivesse interesse por computadores desde cedo.

Assim que terminou seus estudos na East Lansing High School, ingressou na mesmo instituição que seu pai trabalhava para cursar engenharia da computação.

Na década de 90, Larry fez seu mestrado na Universidade de Stanford. Ele chegou a iniciar o doutorado, porém conheceu Sergey Brin no período, o que fez com que mudasse seus planos.

Assim, enquanto estava fazendo doutorado também em Stanford, Larry Page iniciou um projeto relacionado a um site de buscas, em parceria com Brin, colega de estudos. Em 1998, dois anos após o início do projeto, foi lançado o Google.

O surgimento do Google só foi possível graças ao investidor de risco Andy Bechtolsheim, na época ele depositou 100 mil dólares para a dupla.

O início não foi tão simples para Page, sendo que a busca por investidores foi uma tarefa árdua e que rendeu menos dinheiro do que ele e seus sócios esperavam.

Por isso uma das medidas adotadas no começo foi adquirir empresas da área digital com ideias inovadoras. Isto é, a companhia tinha a política de adquirir startups que aumentasse o leque da plataforma.

Entre elas estava a Keyhole, comprada em 2004, e que era a responsável por desenvolver o produto Earth Viwer, posteriormente Google Earth.

No mesmo ano, o grupo teve seu IPO na bolsa de valores, com uma oferta pública inicial de 1,6 bilhões de dólares.

Assim, Page foi CEO da multinacional de 2011 até 2015, sendo que Sundar Pichai assumiu o cargo após esse período.

Fundador do Google

Larry Page
Foto: Ehud Kenan

Larry Page e Sergey Brin fundaram a Google, sendo muitas vezes apelidados de Google Guys.

A intenção da empresa era fornecer dados de pesquisa de forma mais precisa do que seus concorrentes à época, que apresentavam muitos anúncios e não entregavam resultados relevantes para os usuários.

A Google rapidamente cresceu em relevância como buscador, rapidamente superando concorrentes como Yahoo! Atualmente, o site da Google é o mais utilizado no mundo todo.

O lucro do buscador vem principalmente através de anúncios pagos, conhecidos também como Google Ads.

A empresa veio desenvolvendo outras atividades além de seu buscador para expandir suas operações e aumentar sua lucratividade. Como exemplos, podem ser citados seus serviços de armazenamento em nuvem com o Google Drive, além de aplicativos de edição de textos e dados, como o Google Docs.

Outras iniciativas incluem seu serviço de e-mail, o Gmail, seu transmissor de vídeochamadas, o Google Meet, e seu navegador web, o Google Chrome.

A empresa também apostou no mercado audiovisual através do YouTube, maior site de exibição de vídeos do planeta.

Suas outras iniciativas em plataformas sociais não foram bem sucedidas: tanto a Google+ quanto o Orkut acabaram não alcançando bons resultados quando se fala em popularidade.

A empresa também passou a atuar no mercado de smartphones através do Android, sistema operacional utilizado na maioria dos aparelhos celulares do mundo.

Alphabet

No dia 10 de agosto de 2015, é lançada a Alphabet. Em sua criação, a Alphabet tinha Larry como CEO e Sergey como presidente.

Sua criação foi estudada para ser uma holding que comportasse todos os negócios do grupo e ter o Google como principal subsidiária.

Um dos objetivos principais desta mudança era preservar a marca principal da companhia, além de dar maior liberdade na hora de investir em novas frentes e negócios.

Em 2017, foi anunciado uma reestruturação na qual o maior negócio da multinacional se tornaria uma companhia de responsabilidade limitada, o Google LLC.

Larry Page é um dos personagens à frente deste período de reestruturação do conglomerado, mudanças que visam a maximização do lucro.

Ler mais

Perfis Relacionados a Larry Page

Ben Silbermann
Bilionários Ben Silbermann
Pavel Durov
Empreendedores Pavel Durov
John Doerr
Bilionários John Doerr
Scott Cook
Bilionários Scott Cook

Compartilhe sua opinião