John Doerr John Doerr

John Doerr

Perfil de John Doerr
Nome Completo L. John Doerr
Nascimento 29/06/1951
Local de Nascimento St. Louis, Estados Unidos
Filhos 2
Idade 69
Nacionalidade Americana
Formação Engenheiro eletricista
Ocupação Presidente da Kleiner Perkins Caufield & Byers
Fortuna US$ 6,9 bilhões
Conhecido Como John Doerr
Estado Civil Casado
Redes Sociais Twitter

Biografia de John Doerr

Quem é John Doerr

John Doerr é presidente da Kleiner Perkins (KPCB), empresa que atua no mercado de investimento direcionando seus fundos para capital de risco, principalmente, à negócios ligados ao Vale do Silício. O investidor é um dos grandes responsáveis pelo crescimento do negócio.

Além de sua atuação na KPCB, John Doerr é conhecido por ter feito parte do conselho que trabalhou para o governo dos Estados Unidos na elaboração de estratégias de recuperação após a crise econômica de 2008.

John Doerr também está entre os homens mais ricos do mundo segundo a Forbes 2019. Com uma fortuna estimada em US$ 6,9 bilhões, ele ocupa a 215ª posição do ranking. Ele ainda é nome presente na The Midas List da Forbes, lista que ranqueia investidores de risco.

Formando em engenharia elétrica, o maior destaque de sua carreira esta à frente do crescimento da Kleiner Perkins (anteriormente, conhecida como Kleiner Perkins Caufield & Byers). Especialmente realizando investimentos em empresas do ramo digital.

No início de 2009, John foi convidado a integrar o Conselho Consultivo de Recuperação Econômica dos EUA, grupo que contribuiu com a área de economia do governo de Barack Obama.

Trajetória de John Doerr

L. John Doerr nasceu no dia 29 de junho de 1951, na cidade de St. Louis, Missouri, Estados Unidos.

Durante a infância e juventude, estudou na Chaminade College Preparatory School. Após encerrar seus estudos de base, ele ingressou na Universidade Rice, onde se formou em engenharia elétrica. Ainda no campo acadêmico, em 1976, Doerr também conquistou um MBA pela Universidade Harvard.

Antes de realizar sua especialização, John foi contratado, em 1974, pela Intel, empresa na qual ele trabalhou até o final dos anos 70. No período, ele se destacou como um dos principais vendedores, tendo feito parte do primeiro processo da expansão do grupo.

Em 1980, Doerr recebeu uma proposta da empresa de investimentos Kleiner Perkins Caufield & Byers. Na época, o presidente da Intel o aconselhou a recusar, pois não considerava a área de capital de risco uma profissão. Ainda assim, John aceitou o convite da KPCB e entrou para o setor financeiro.

Em mais de três décadas dentro da empresa, Doerr se tornou um dos principais administradores de fundos de risco para empresas do Vale do Silício. No seu currículo está o fato de ter apoiado marcas que estavam surgindo, como o Google, empresa criada por Larry Page e Sergey Brin, e a Amazon, de Jeff Bezos.

Além das duas gigantes do setor digital, o investidor também foi importante para nomes do porte de Twitter, Compaq, Netscape, AOL, entre outras do ramo. Não à toa, John é um dos investidores de grande credibilidade dentro do setor.

Em 2016, o investidor deixou de fazer parte do dia a dia da KPCB, passando o posto de executivo para seu colega Ted Schlein. Contudo, seguiu como presidente da empresa.

John Doerr além da KPCB

 

Além de sua atuação na KPCB, Doerr é conhecido por ter co-fundado e gerir o New School Venture Fund e a TechNet, iniciativas ligadas ao suporte de escolas públicas e por reformas no sistema educacional.

O executivo também atua dando palestra sobre capital de risco, sendo que é listado pela Forbes como um dos principais capitalistas do ramo de tecnologia do mundo.

Além do mercado financeiro, Doerr é conhecido por trabalhar em prol do combate contra a pobreza mundial. Também investe em pesquisas voltadas ao desenvolvimento de energia limpa.

Em 2009, John Doerr fez parte da equipe econômica que assessorou Obama na busca pela retomada econômica do país no período pós-crise de 2008. Para entender o que acontece em uma economia quando existe déficit público, leia o artigo da Suno sobre o tema.

Ler mais

Compartilhe sua opinião