Pavel Durov Pavel Durov

Pavel Durov

Perfil de Pavel Durov
Idade 37
Nome Completo Pavel Valeryevich Durov
Nascimento 10/10/1984
Local de Nascimento São Petersburgo, Rússia
Filhos 2
Nacionalidade Russa
Ocupação Criador do Telegram
Fortuna US$ 17,2 bilhões (2021)
Conhecido Como Pavel Durov
Redes Sociais Facebook Twitter

Biografia de Pavel Durov

Quem é Pavel Durov

Pavel Durov é um empreendedor russo que tem seu foco de atuação voltado para o campo digital. Entre os diversos negócios que ele tem atuação, o maior destaque fica por conta de ser o fundador e acionista majoritário do Telegram, rede social de troca de mensagens instantâneas.

Além do Telegram, Pavel Durov é conhecido por ser o idealizador do VK, também conhecido como VKontakte, maior site de interatividade da Rússia.

Fato que faz colocarem Pavel como um dos principais empreendedores do campo digital da Rússia. Não à toa ele está entre as pessoas mais ricas do mundo.

Segundo a Forbes 2021 o empresário tem uma fortuna estimada em US$17,2 bilhões de dólares. Montante que o coloca como a 112ª pessoa mais rica do mundo.

Formado em programação, Durov criou seu primeiro negócio de destaque aos 22 anos de idade, o VK. Rede que se tornou gigante na Rússia.

Contudo, seu maior destaque é na elaboração do Telegram.

Trajetória de Pavel Durov

Pavel Durov

Pavel Valeryevich Durov nasceu no dia 10 de outubro de 1984, na cidade de Leningrado, conhecida atualmente como São Petersburgo.

Contudo, ainda muito jovem se mudou para Itália, onde passou a maior parte da infância. Na volta ao seu país natal, Durov ingressou no Ginásio Acadêmico. Desde muito cedo ele se interessava por programação e códigos, tanto que o primeiro caso que se tem notícia sobre suas habilidades se dá no período quando Pavel hackeou o sistema da escola.

Em 2002, Durov ingressou na Universidade de São Petersburgo, onde estugou da Faculdade de Filologia da instituição. Durante seu perído acadêmica, ele foi premiado diversas vezes por seu desempenho.

Também foi em seu período de estudos que ele se especializou na área de propaganda, principalmente no assunto “guerra psicológica”.

Em 2006, Pavel lançou seu primeiro negócio. Na companhia de seu irmão, Nikolay Durov, eles fundaram a VKontakte. Uma rede social semelhante ao Facebook, fato que o faz ser comparado a criado da rede social norte-americana, Mark Zuckerberg.

A VK cresceu de forma considerável nos anos seguintes, se tornando o principal site de relacionamento da Rússia e se posicionando entre os principais sites do mundo.

O impacto de sua criação também se refletiu na política russa, sendo que o site foi utilizado como “ferramenta” para parte da população de seu país que protestou contra a reeleição de Vladimir Putin em 2011.

Nos anos seguintes, Durov vendeu sua participação no negócio e deixou a Rússia. Na época ele entrou em conflito com o governo de seu país.

Contudo, sua criação de maior destaque é o Telegram.

Pavel Durov e Telegram

Pavel Durov

Em 2011, surgiu a ideia de Telegram. Pavel conta que o projeto é fruto da falta de segurança que ele sentia em comunicar-se com seu irmão, principalmente pelo monitoramento do governo russo.

Está ideia ganhou corpo e foi anunciada dois anos mais tarde, no final de 2013. Ainda naquele ano a rede atingiu a marca de um milhão de usuários.

O aplicativo de mensagens instantânea se tornou o principal concorrente do WhatsApp, sendo que seis anos depois após ser fundado, o aplicativo alcançou a marca de 200 milhões de usuários ativos por mês.

Ainda assim, o Telegram é alvo de polêmicas. Principalmente por seus códigos serem bloqueados e alguns países proíbem a rede em seus territórios.

Mesmo assim, o fundador do Telegram Pavel Durov segue como um dos principais empreendedores do campo digital. Para conhecer a história de outra figura icônica do meio, Larry Page, fundador do Google, leia o perfil da suno sobre o empresário.

Ler mais

Compartilhe sua opinião