Como a IA pode ajudar você a planejar e economizar para as viagens de férias

Com a intensificação da presença da inteligência artificial (IA) no cotidiano, novas ferramentas e usos são dados para esta tecnologia todos os dias. Junte isso com o fato de que uma pessoa leva mais de 5 horas em média pesquisando sobre passagens, revisando cerca de 141 páginas de conteúdo de viagens.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Os dados são de uma pesquisa com mais de 5.700 viajantes do Expedia Group, controladora do Hoteis.com e Expedia, e apontam que um tempo muito longo que muitas pessoas não estão mais dispostas a gastar.

Novas IAs generativas, ou seja, aquelas capazes de escrever textos e criar imagens e vídeos, podem ser desenvolvidas para auxiliar os turistas na hora de estruturar, pesquisar e até orçar uma viagem.

Mas será que isso já funciona? Segundo a jornalista Monica Pitrelli, da CNBC, “não”. Suas tentativas com o ChatGPT trouxeram dados desatualizados e um limite de informações, visto que o banco de dados dele está limitado até setembro de 2021.

Entretanto, isso pode estar perto de mudar.

Algumas companhias que já caminharam nesta direção foram:

  • Trip.com, de Singapura: em fevereiro, lançou o chatbot em seu aplicativo, o TripGen, arquitetado pela OpenAI;
  • Expedia e Kayak estavam no primeiro lote de plug-ins do ChatGPT em março;
    A Expedia anunciou em abril o lançamento teste de um chatbot com IA;
  • Em maio, a eDreams Odigeo uniu-se ao Programa de testes de IA Google Cloud’s AI “Trused Testers Program”;
  • Também em maio, o Airbnb anunciou planos de incorporar o GPT-4 em sua interface.

Enfim, quando chegou o verão do hemisfério Norte, TripAdvisor, Booking, RyanAir e outras empresas do setor de turismo também começaram a lançar versões de teste para planejamento de viagens com IA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Tchau para os agentes de viagem? Funções da IA para viajar

Segundo especialistas por dentro do assunto para a CNBC, é esperado que a IA comece a desempenhar novos papeis no planejamento de viagens:

  • Planejar itinerários;
  • Fazer o orçamento de passagens e hospedagens;
  • Funcionar como um agente de viagens personalizado.

O CEO do Airbnb, Brian Chesky, em uma conferência de resultados em maio deste ano, afirmou que a inteligência artificial pode mudar a forma da plataforma de hospedagens de funcionar.

“Ao invés de perguntar questões como: ‘Onde você está indo e quando vai?’, eu quero construir um perfil mais robusto sobre você [usuário], aprender mais sobre você e te perguntar duas questões maiores e fundamentais: Quem é você e o que você quer?'”, explicou Chesky.

Além disso, segundo o site de viagens Skift, as companhias estimam que o uso da inteligência artificial poderia trazer um valor de até US$ 1,9 bilhão para a indústria, permitindo que as companhias direcionassem os funcionários para trabalhos mais complexos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião