Novos investidores: por onde começar a investir?

O número de novos investidores vem aumentado e isso mostra que a cada dia mais pessoas estão começando a investir. Somente de janeiro a outubro de 2020, 1,46 milhão de pessoas estrearam na Bolsa de Valores de São Paulo, fazendo o número de pessoas físicas na B3 dobrar. No entanto, muitas dúvidas começam a surgir quando se decide começar a investir e talvez a maior delas seja “por onde começar?”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

A Bolsa de Valores pode parecer algo complexo para novos investidores, já que as crenças de que é um ‘cassino’ e de que é ‘mais seguro’ guardar o dinheiro na poupança ainda são passadas de geração em geração em muitas famílias.

Muita gente também acredita que guardar dinheiro levará aos mesmos resultados de investir. Entretanto, a inflação pode não ser uma boa amiga para aqueles que apenas guardam o dinheiro em baixo do colchão.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além disso, a grande quantidade de ativos e opções disponíveis tentem a assustar ainda mais os investidores iniciantes. No entanto, essa diversidade deve ser considerada como algo positivo, uma vez que cada ativo pode atender a diferentes objetivos.

Em meio à tantas dúvidas e dificuldades por parte dos novos investidores, o SUNO Notícias preparou algumas dicas e buscou respostas de algumas perguntas comuns entre aqueles que estão iniciando sua jornada como investidores.

Por onde começar?

Para a Analista CNPI da Suno Research, Gabriela Mosmann, o ideal é sempre iniciar por investimentos mais seguros e menos voláteis. Segundo ela, “uma das melhores opções é iniciar pela renda fixa, isso pois são investimentos mais simples e onde é indicado deixar a reserva de emergência“.

“Assim o novo investidor pode começar criando a sua reserva e conhecendo a renda fixa, para quando for começar a investir em renda variável já terá uma quantia de ‘segurança’ em renda fixa”, completa.

Talvez um dos passos essenciais para quem quer começar a investir, seja montar uma reserva de emergência antes de tudo.  A reserva de emergência nada mais é do que um dinheiro que deve ser reservado para cobrir despesas inesperadas, e por isso, deve ter liquidez.

Contudo, não há um valor universal para a reserva. Cada pessoa deve analisar seu custo de vida para poder montar a sua. “Tesouro Selic e CDBs de liquidez diária são algumas das melhores opções para a reserva de emergência”, salienta a analista.

Qual o melhor investimento? O melhor investimento não existe!

Outra dúvida bastante comum entre os novos investidores é “qual o melhor investimento?“. Porém essa pergunta não tem uma resposta única, pois dependerá do perfil de investidor de cada um e do seu objetivo financeiro.

Mosmann destaca que “não existe o melhor investimento, mas sim o investimento mais adequado para o seu perfil e objetivo financeiro. Dessa forma é essencial que o investidor saiba aproximadamente por quanto tempo ele quer realizar aquele investimentos e também o quanto de risco está disposto a tomar”.

Assim, ela explica que a renda variável pode não ser a melhor opção para objetivos de curto prazo, pois o mercado pode variar muito, e não tem como prever.

“Por exemplo, renda variável não deve ser considerada para nenhum objetivo com menos de 5 anos, isso pois o mercado é muito volátil e talvez em um curto período de tempo possa trazer retornos não tão interessantes”, explica a analista.

Além disso, para responder a esta pergunta, o investidor deve ter em mente um objetivo para o dinheiro investido, e saber em quanto tempo precisará dele.

Renda fixa ou renda variável?

A renda fixa é um tipo de investimento em que a rentabilidade é determinada por regras pré-estabecidas. Assim, a forma de remuneração do título é sempre pré-determinada antes da aplicação.

Já a renda variável não tem a rentabilidade conhecida, o que faz com que o investidor possa ter prejuízo ou lucro. Assim, apresenta garantia quanto à rentabilidade.

Embora seja interessante ter uma carteira diversificada, a porcentagem de cada categoria de ativos vai depender de cada investidor em particular e de seus objetivos.

Mosmann destaca que “existem muitas opções de renda fixa e que devem ser consideradas em uma carteira equilibrada. Investimentos atrelados a inflação podem fazer parte em qualquer carteira,”.

Além disso, iniciar pela renda fixa é uma boa opção, já que ela apresenta menos volatilidade do que a renda variável.

Dicas para novos investidores

Um passo muito importante para se começar a investir é manter a consistência nos aportes, para atingir o tão esperado objetivo.

Além disso, é interessante descobrir seu perfil de investidor. Essa informação pode te guiar até as melhores escolhas para seus objetivos.

Estudar também é uma etapa que não deve ficar de lado. A analista da Suno Research acredita que o estudo e a prática devam andar de mãos dadas”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

“O ideal é estudar e ir para a pratica com pouco para adquirir confiança enquanto vai aplicando mais quantias. Investimentos não devem ser feitos com pressa, mas com calma e constância”.

Atualmente existem diversos cursos, livros e até mesmo canais no Youtube que falam de investimentos, mas tanta informação disponível, as vezes pode acabar confundindo quem ainda não tem experiência com o mercado. Por isso, uma dica de Mosmann é começar lendo os Guias Suno.

Processo de aprendizado para novos investidores

Uma dica extra que Mosmann dá para os novos investidores é que “é importante saber que investimentos é um processo de aprendizado constante. Muitas pessoas ficam com receio por achar que precisam saber tudo antes de começar e até mesmo podem se sentir perdidas com tantas informações. Calma! Vá aprendendo aos poucos e investindo aos poucos, logo logo o conhecimento necessário vai estar claro na sua mente”.

Investir em ações com cuidado

Antes de qualquer investimento em ações é importante ressaltar que quitar as dívidas e fazer uma reserva de emergência deve sempre ser a prioridade. Os analistas da SUNO Research sempre salientam que é necessário antes poupar dinheiro para depois investir, e nunca se endividar para investir ou investir endividado. Esta matéria não é uma recomendação de investimento para novos investidores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião