Comitê de Finanças dos EUA aprova nomeação de Yellen para Tesouro

O Comitê de Finanças do Senado dos Estados Unidos aprovou por unanimidade, nesta sexta-feira (22) a nomeação de Janet Yellen para o cargo de secretária do Tesouro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) participou de uma sabatina com os senadores na  última terça-feira (19). A indicação do novo presidente dos EUA, Joe Biden, precisa ainda ser ratificada pelo plenário da Casa, o que pode ocorrer ainda na sessão desta sexta.

Depois de se tornar a primeira mulher a presidir a autoridade monetária americana, Yellen também pode ser primeira mulher a chefiar o Departamento do Tesouro.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Na sabatina de terça-feira, Yellen defendeu o pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão (cerca de R$ 10,3 bilhões)  de Biden e disse que é preciso “agir com grandeza” para combater a pandemia de covid-19 e impulsionar o crescimento econômico.

A ex-presidente do Fed também se comprometeu a não interferir no mercado cambial. “A variação do dólar e outras moedas deve ser determinada pelos mercados. Devemos nos opor a países que manipulam câmbio por vantagem competitiva”, declarou na ocasião.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

A indicada por Biden para comandar o Tesouro defendeu, ainda, um sistema tributário progressivo e a cobrança de mais impostos sobre os ricos e as grandes corporações. “Nós vamos assegurar a competitividade das empresas, mas com impostos um pouco mais altos”, afirmou.

Sobre Janet Yellen

Nascida em Brooklyn, Nova York, a ex-presidente do Fed se formou em Economia pela Brown University, é doutora em economia pela Universidade de Yale e professora da Universidade da Califórnia em Berkeley. Ela é casada com o economista ganhador do Prêmio Nobel, George Akerlof.

Foi confirmada com apoio bipartidário como presidente do Fed em 2014 e como vice-presidente em 2010, recebendo 11 votos republicanos em sua confirmação de 2014, incluindo o apoio de três senadores republicanos: Richard Burr da Carolina do Norte, Susan Collins do Maine e Lisa Murkowski do Alasca.

Foi escolhida pelo presidente Barack Obama para liderar o Fed de 2014 a 2018 e além disso, o presidente Trump considerou indicá-la para um segundo mandato, entretanto, por fim optou por Jerome Powell, para sucedê-la.

Janet Yellen havia servido anteriormente como governadora do banco central dos EUA de 1994 a 1997, fazendo uma passagem como presidente do Conselho de Consultores Econômicos da Casa Branca no final dos anos 1990.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião