Balanços da semana

Mercados deveriam determinar valor do dólar, diz Yellen

A futura secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, declarou nesta terça-feira (19) no Senado norte-americano que o valor do dólar e de outras moedas deve ser determinado pelos mercados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Yellen, indicada pelo presidente eleito Joe Biden, ressaltou que os EUA deveriam se opor a manipulação artificial dos valores de moedas por outros países com a finalidade de obter vantagens comerciais.

De acordo com a nova secretária, ter metas de taxas de câmbio para conquistar vantagens comerciais é uma atitude “inaceitável”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A China claramente é o concorrente estratégico mais importante dos Estados Unidos, ressaltou Yellen destacando a determinação do governo Biden em reprimir o que chamou de “práticas abusivas, injustas e ilegais” do país asiático.

Dólar em queda de 0,7%, com mercado atento ao discurso de Yellen

O dólar abriu em queda, nesta terça-feira, com os investidores atentos ao discurso de Janet Yellen, futura secretária do Tesouro, no Senado norte-americano.

Por volta das 9h55, a moeda norte-americana apresentava queda de 0,77%, negociado a R$ 5,2545.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

A nova secretária falaou no Comitê de Finanças do Senado às 12h (horário de Brasília) acerca do futuro da economia norte-americana. Segundo o jornal The Wall Street Journal, Yellen irá pedir mais estímulos fiscais para evitar uma recessão mais longa e dolorosa.

Nos próximos meses, vamos precisar de mais ajuda para distribuir a vacina; reabrir escolas; para ajudar os estados a manter os bombeiros e professores trabalhando”, diz um trecho do discurso de Yellen que o The Wall Street Journal teve acesso.

Sobre Janet Yellen

Nascida em Brooklyn, Nova York, a ex-presidente do Fed se formou em Economia pela Brown University, é doutora em economia pela Universidade de Yale e professora da Universidade da Califórnia em Berkeley. Ela é casada com o economista ganhador do Prêmio Nobel, George Akerlof.

Foi confirmada com apoio bipartidário como presidente do Fed em 2014 e como vice-presidente em 2010, recebendo 11 votos republicanos em sua confirmação de 2014, incluindo o apoio de três senadores republicanos: Richard Burr da Carolina do Norte, Susan Collins do Maine e Lisa Murkowski do Alasca.

Foi escolhida pelo presidente Barack Obama para liderar o Fed de 2014 a 2018 e além disso, o presidente Trump considerou indicá-la para um segundo mandato, entretanto, por fim optou por Powell, para sucedê-la.

Janet Yellen havia servido anteriormente como governadora do banco central dos EUA de 1994 a 1997, fazendo uma passagem como presidente do Conselho de Consultores Econômicos da Casa Branca no final dos anos 1990.

Última cotação do dólar

Na última sessão, segunda-feira (18), o dólar encerrou estável a 0,009%, negociado a R$ 5,3047.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

 

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião