Pedro Signorelli

Gestão por OKR no trabalho híbrido

Com a aplicação do OKR (Objectives and Keys Results - Objetivos e Resultados Chaves ), os colaboradores passam a ter muito mais clareza sobre quais são suas atribuições e suas prioridades de entrega

Por mais que exista uma crença de que o trabalho 100% home office veio para ficar, nada garante que essa será necessariamente a realidade das empresas a partir de agora. Em 2022, o cenário da pandemia começou a dar sinais de melhora e isso possibilitou que as companhias cogitassem voltar ao trabalho presencial. Todavia, alguns colaboradores, já acostumados a trabalhar de casa, criaram um movimento de resistência ao retorno e estão relutantes até para o modelo híbrido, adotado provisoriamente por muitas empresas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Há um segmento com destaque nessa mobilização, os desenvolvedores de software, mas, de maneira geral, também os colaboradores das áreas administrativas, que não estão totalmente de acordo com a volta ao ambiente do escritório de maneira geral. É fato que trabalhar de casa já conquistou espaço nas empresas e no coração de seus funcionários, mas apenas alguns dias da semana, não full time, como estavam habituados nesses dois últimos anos.

É claro que o home office é funcional e tem pontos positivos, isso já foi percebido por todos, incluindo a liderança. Mas os líderes possuem um desafio que os contribuidores individuais não têm: perceber quais são as necessidades dos colaboradores em cada situação e ajudá-los na entrega de suas tarefas e no seu desenvolvimento. E, para isso, o olho no olho faz muita diferença! Neste cenário, o desafio da comunicação estará sempre presente, pois a nossa interação é melhor no presencial do que no virtual.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Outro problema que acontece com frequência é o excesso de reuniões, o que resulta em pouco tempo para o trabalho individual feito em silêncio. Quando bem utilizado, o OKR – Objectives and Keys Results – Objetivos e Resultados Chaves – é uma excelente ferramenta de comunicação, ajudando a esclarecer os objetivos. Isso facilita todo o processo e permite uma diminuição na quantidade de reuniões de alinhamento.

Isso ocorre porque, com a aplicação do OKR, os colaboradores passam a ter muito mais clareza sobre quais são suas atribuições e suas prioridades de entrega. Há mais foco e menos frustração por conversas sem propósito. Assim a possível decepção ao final do ciclo – em decorrência de expectativas não atendidas – dificilmente irá acontecer.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Porém, mesmo tendo cautela, alguns problemas ainda podem surgir, como o fato de quem está no escritório acabar esquecendo de quem está em casa. Em uma reunião feita presencialmente, a tendência é dialogar mais rápido, ocorrendo interrupções e até mesmo falas conjuntas. Isso dificulta bastante a compreensão para as pessoas que estão do outro lado da tela, que podem perder engajamento e, por consequência, gerar perda de produtividade.

Esclarecer os resultados a serem alcançados em determinado período de tempo é um fator primordial para que o gestor e os colaboradores consigam conciliar um trabalho que se divide entre o presencial e o home office. A partir disso, é possível estabelecer a frequência dos encontros para alinhamento do andamento das ações o que será suficiente para todos trabalharem mais engajados e com liberdade. Sempre tendo em mente que tudo precisa ser compartilhado com quem está fisicamente presente e virtualmente presente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

É importante oferecer ao time uma direção clara, estabelecer o foco do negócio, contar com as propostas básicas dos OKRs e permitir que o maior número possível de pessoas participe do processo de definição, fazendo com que os colaboradores possam desenvolver autonomia para empregar os meios necessários para alcançar os resultados. Essa estratégia facilita a organização das pessoas e as engaja mais na execução das tarefas.

Para o futuro, eu percebo que mesmo organizações super inovadoras, como Google (GOGL34), já estão combinando o retorno oficial aos escritórios para todos os colaboradores. Incluindo empresas que, no início da pandemia, anunciaram que o home office seria para sempre. Acabou o conto de fadas, a realidade veio entregar a necessidade de uma mínima proximidade física para melhor produtividade e engajamento dos times.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Mais dos Colunistas
Antonio Duarte Sua estratégia é coerente com seu momento de vida

Esse talvez seja um detalhe em que a maioria dos investidores não se atenta, o que, por sua vez, leva-os a tomar decisões incoerentes com o momento – o qual é de...

Antonio Duarte
Guilherme Santana Regulação do mercado de carbono exige certificação baseada em evidência digital

O Congresso Nacional discute a regulamentação do mercado de carbono, a partir do Projeto de Lei 528/21, cuja tramitação aguarda aprovação no plenário da Câmara dos Dep...

Guilherme Santana

Compartilhe sua opinião