Marcos Neuhaus

Por que a Copa do Mundo feminina atrai um número tão modesto de anunciantes?

A desigualdade de gênero tem sido uma questão persistente no esporte, e o futebol feminino não é exceção. Enquanto a Copa do Mundo do Catar atraiu inúmeros patrocinadores e investimentos massivos em todo tipo de mídia, a edição feminina não desfruta do mesmo nível de atenção e apoio financeiro.

A Copa do Mundo Feminina 2023 começou, e é difícil ignorar uma discrepância preocupante: o baixo número de anunciantes em comparação com a Copa do Mundo Masculina de 2022.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-Banner-Home-2.png

A desigualdade de gênero tem sido uma questão persistente no esporte, e o futebol feminino não é exceção. Enquanto a Copa do Mundo do Catar atraiu inúmeros patrocinadores e investimentos massivos em todo tipo de mídia, a edição feminina não desfruta do mesmo nível de atenção e apoio financeiro. Isso reflete uma sociedade que, em muitos aspectos, ainda subestima o valor e o potencial do esporte feminino.

Uma das razões para essa disparidade pode ser atribuída ao argumento de que o futebol feminino ainda é visto como menos popular e lucrativo em comparação ao masculino. No entanto, essa visão é baseada em estereótipos desatualizados e não reflete a realidade atual. O futebol feminino tem experimentado um crescimento exponencial nos últimos anos, com muitas atletas ganhando destaque e conquistando fãs em todo o mundo.

Além da disparidade dos patrocínios, existem uma falta de investimento e apoio das próprias federações de futebol. Muitas vezes, os recursos destinados ao desenvolvimento e promoção do futebol feminino são insuficientes se comparados aos aportes para o futebol masculino. Isso cria um ciclo vicioso, no qual a falta de visibilidade e apoio financeiro leva a uma menor participação de anunciantes, perpetuando assim a desigualdade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

É fundamental que essa desigualdade seja combatida o quanto antes. Os patrocinadores e o investimento dos clubes desempenham um papel crucial na promoção e visibilidade da Copa do Mundo e de outras competições de futebol feminino, além de fornecerem recursos financeiros essenciais para o crescimento contínuo do esporte, aproveitando uma oportunidade única de atingir um público diversificado e em crescimento, demonstrando também um compromisso com a igualdade de gênero e a promoção do esporte para todos.

Essa Copa do Mundo de Futebol Feminino será um marco importante em toda essa jornada, desde que os anunciantes abracem a oportunidade de promover a igualdade e ajudar a impulsionar esse esporte para um futuro mais inclusivo, competitivo e lucrativo para as marcas anunciantes.

Vamos torcer para a nossa seleção — mas, acima de tudo, para que a competição cresça mais a cada ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Marcos Neuhaus

Compartilhe sua opinião