Régis Lima

Um paralelo sobre o ChatGPT e a IA nas empresas

O impacto da Inteligência Artificial na excelência operacional e cotidiano das empresas

No ambiente corporativo, a tecnologia é extremamente relevante, e por sua vez, a inteligência artificial é uma evidência desta realidade. Quando utilizada de maneira funcional, a IA pode ajudar a impulsionar e fortalecer diversos setores de uma organização. Contudo, apesar de ostentar um protagonismo cada vez maior, a tecnologia não substitui a atuação profissional humana – é preciso ser enfático neste ponto. As tecnologias são verdadeiras ferramentas de apoio para auxiliar e otimizar as rotinas operacionais das empresas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/03/Ebook-Investindo-para-a-Aposentadoria-1.jpg

Hoje, a tecnologia é um dos principais catalisadores para a inovação no ambiente corporativo. O leque de ferramentas à disposição do mercado pode ajudar as empresas nos mais diversos níveis, colaborando com a resolução de problemas e até mesmo incentivando uma cultura de aprendizado contínuo na organização. Em contrapartida, a implementação de tecnologias no ambiente de trabalho deve ser feita de forma responsável. É fundamental que a organização seja capaz de garantir que os sistemas transparentes, a fim de evitar um eventual viés indesejado.

Tendo em vista esse cenário, fica evidente que pode ser de enorme proveito fomentar a colaboração entre humanos e máquinas. Desta forma, é possível facilitar a compreensão dos colaboradores em relação às ferramentas, levando em conta a especificidade de cada uma delas.

O papel do ChatGPT e da Inteligência Artificial no protagonismo profissional

O ChatGPT é uma ferramenta que tem ganho mais espaço e protagonismo recentemente. Compreender o funcionamento dessa plataforma de IA contribui diretamente na rotina de um ambiente de trabalho. Desmistificar sua função e enxergá-la como uma aliada essencial no desenvolvimento das organizações e dos colaboradores pode ser um caminho proveitoso e bem-sucedido para aprimorar o uso de tecnologias. Em uma análise técnica, o ChatGPT e a IA podem mudar de maneira considerável a rotina operacional de uma empresa, de maneira que potencialize o protagonismo dos colaboradores, proporcionando suporte valioso em diversas áreas e aumentando a eficiência e precisão dos profissionais.

Tomada de decisões baseadas na captação e leitura de dados

A Inteligência Artificial é capaz de processar grande volume de dados em tempo real, permitindo os profissionais a acessarem insights precisos, que impactam direta e positivamente na tomada de decisões informadas. Com base em evidências sólidas, a ferramenta minimiza a dependência de suposições e intuições, baseando-se em informações concretas.

Captar dados confiáveis e analisados de forma inteligente, além de ser um diferencial valioso, permite o processamento de dados em alta velocidade e, consequentemente, fornecer informações atualizadas e relevantes. Assim, os profissionais contam com uma grande vantagem na identificação de oportunidades e desafios emergentes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Investindo-no-exterior.png

Atendimento ao cliente

Baseado em modelos de linguagem avançados, o ChatGPT é capaz não só de compreender como também interpretar a linguagem humana, viabilizando uma comunicação fluida com os usuários. Aplicando esta realidade às atividades operacionais de uma empresa, a ferramenta pode ser eficaz no atendimento ao cliente. A plataforma pode interagir com o usuário em tempo real, trazendo respostas personalizadas para resolver dúvidas e problemas

Apesar de sua eficácia comprovada em vários contextos, as inteligências artificiais requerem supervisão humana.  Nas interações com clientes, em algumas ocasiões, a compreensão de emoções pode ser um desafio para a IA, e assim, a intervenção de um profissional para situações mais delicadas torna-se necessária.

Entretanto, a combinação da inteligência artificial com o know-how e a sensibilidade humana podem trazer um atendimento mais eficiente, além de outras vantagens no cotidiano. A tecnologia, quando usada de forma inteligente, capacita colaboradores a enfrentar desafios, sendo fundamental para garantir que sejam aliadas no processo de inovação e aprendizado de uma organização.

Por fim, torna-se inquestionável que a presença da inteligência artificial, exemplificada pelo ChatGPT, é um elemento de alto potencial disruptivo no atual panorama corporativo. Ao ser adequadamente aplicada, a IA tem o potencial de impulsionar e fortalecer diversos setores organizacionais, proporcionando eficiência operacional e insights valiosos para decisões embasadas em dados concretos. Ao contrário do que se imagina, a IA se posiciona atualmente como uma poderosa aliada –uma ferramenta de apoio que capacita colaboradores a enfrentarem desafios de maneira mais assertiva e eficiente. Nesse contexto, a colaboração harmoniosa entre humanos e máquinas é, sem dúvida, a abordagem mais promissora, garantindo que a excelência operacional seja potencializada por meio do casamento inteligente entre as habilidades humanas e o poder transformador da inteligência artificial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Régis Lima
Mais dos Colunistas
Fernando Nery Estratégias de segurança cibernética com IA

Na era da inteligência artificial, em que os avanços tecnológicos transformam rapidamente os mercados, a segurança digital é uma preocupação central. Com a crescente i...

Fernando Nery
Lucca Mendes A inovação tecnológica é a nova aliada na gestão dos escritórios jurídicos

No contexto atual dos escritórios de advocacia, a inovação tecnológica emerge como um pilar central para a adaptação e o sucesso em um mercado cada vez mais alinhado à...

Lucca Mendes

Compartilhe sua opinião