Fernando Nery

Estratégias de segurança cibernética com IA

Com a crescente integração da nova tecnologia em diferentes áreas da vida cotidiana, surge a crescente necessidade de garantir a proteção dos dados e a segurança das operações online.

Na era da inteligência artificial, em que os avanços tecnológicos transformam rapidamente os mercados, a segurança digital é uma preocupação central. Com a crescente integração da nova tecnologia em diferentes áreas da vida cotidiana, desde assistentes virtuais até sistemas de tomada de decisão em empresas, surge a crescente necessidade de garantir a proteção dos dados e a segurança das operações online. De acordo com um relatório da Cybersecurity Ventures, os crimes cibernéticos em 2023 causaram um prejuízo de cerca de USD 8 trilhões, e esse número tende a crescer em até 15% até 2025.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/Lead-Magnet-1420x240-3.png

Fato é que a IA tem uma série de vantagens, como automação de tarefas repetitivas e até análise avançada de dados. Entretanto, junto com esses benefícios, surgem também uma série de desafios significativos quando o assunto é segurança cibernética, como os algoritmos que podem ser alvo de ataques maliciosos, e as vulnerabilidades encontradas nesses sistemas podem ser exploradas por esses criminosos digitais.

Diante disso, a pergunta que fica é: como utilizar essas ferramentas para tornar meu negócio mais seguro? A primeira coisa é, sem dúvida, adotar uma abordagem proativa para garantir a segurança cibernética. Isso inclui investir em soluções avançadas que usem IA e aprendizado de máquina para detectar e responder a ameaças em tempo real. Além disso, é necessário implementar novas políticas de proteção e oferecer treinamento para os colaboradores sobre as melhores práticas online.

A colaboração entre especialistas em segurança cibernética e desenvolvedores de IA é fundamental para identificar e mitigar possíveis vulnerabilidades nos sistemas. Somente através desse tipo de cooperação conseguimos garantir o desenvolvimento de soluções mais seguras e resilientes, capazes de enfrentar os desafios emergentes na segurança digital.

À medida que a inteligência artificial cresce e passa a desempenhar um papel cada vez mais importante em nossas vidas, é necessário que as empresas e as pessoas que as compõem estejam preparadas para enfrentar os desafios associados a essa tecnologia. Com uma abordagem proativa e colaborativa, podemos aproveitar os benefícios dessa nova tecnologia enquanto protegemos nossos dados e nossa privacidade online.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Fernando Nery
Mais dos Colunistas
Lucca Mendes A inovação tecnológica é a nova aliada na gestão dos escritórios jurídicos

No contexto atual dos escritórios de advocacia, a inovação tecnológica emerge como um pilar central para a adaptação e o sucesso em um mercado cada vez mais alinhado à...

Lucca Mendes
Henrique Marinho Inteligência Artificial e as novas categorias de mercado

De acordo com o Gartner, líder global em pesquisa e consultoria, a aplicação da Inteligência Artificial (IA) está entre as principais tendências tecnologias para este ...

Henrique Marinho

Compartilhe sua opinião