Régis Lima

Escassez na mão de obra de TI: caminhos e medidas para contornar o cenário no Brasil

Existem abordagens assertivas para superar o gap de habilidades em TI no Brasil?

O rápido e exponencial crescimento do setor de Tecnologia da Informação no mercado brasileiro é notório. Nos últimos anos, cada vez mais o ramo tem se desenvolvido e conquistado um maior protagonismo nos negócios. Diante deste cenário, cria-se a necessidade de evolução da mão de obra em paralelo com um setor que, definitivamente, também tem exigido um alto nível de habilidades técnicas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Por conta disso, a escassez de mão de obra qualificada em TI passa a ser um desafio para muitos países, incluindo o Brasil. Esse problema se dá por uma combinação de fatores, com destaque para um gap no quesito da formação adequada dos profissionais. Afinal, como superar essas barreiras que limitam os profissionais, e consequentemente, o mercado como um todo?

Existem várias abordagens para enfrentar essa escassez e ajudar a construir uma força de trabalho de TI forte no Brasil. Neste texto, busco apresentar algumas possibilidades que julgo interessantes para consolidar o mercado de TI brasileiro.

Promover uma cultura de inovação e empreendedorismo

O ecossistema de empresas do ramo da tecnologia é altamente propício para profissionais que desejam explorar e desenvolver suas habilidades de inovação. Portanto, fomentar uma cultura organizacional que seja capaz de valorizar e incentivar a inovação pode ser fundamental para potencializar estes profissionais.

Além disso, um espaço agregador possibilita o desenvolvimento de um ambiente de trabalho aberto e colaborativo, incentivando a tomada de riscos e aumentando o repertório dos profissionais do setor. Cria-se, então, um plano de fundo de maturidade cultural, no intuito de assegurar que a tecnologia seja traduzida em iniciativas promissoras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Fortalecimento dos Programas de Educação e Treinamento em TI

No contexto brasileiro, ampliar e aprimorar a capacitação em Tecnologia da Informação se torna crucial para manter o país competitivo no cenário global de tecnologia. Direcionar recursos para cursos voltados para programação, com ênfase em linguagens emergentes e frameworks amplamente utilizados, pode ajudar na capacitação de uma nova geração de desenvolvedores, que estejam prontos para enfrentar desafios tanto locais, quanto globais.

Da mesma forma, à medida que o mundo se torna cada vez mais dependente de dados, cursos especializados em análise de dados podem preparar profissionais para extrair informações valiosas, ajudando empresas a tomar decisões mais informadas e a impulsionar a inovação.

Atualização contínua de skills

Como já mencionado, o ritmo de mudanças da indústria de tecnologia é acelerado. Diante disso, é de suma importância se manter atualizado com essas transformações. Para o profissional se manter relevante e eficaz, a força de trabalho de TI deve se atualizar de forma contínua.

Apresentar aos colaboradores programas de treinamento, workshops e seminários, pode ajudá-los a se manterem em dia com as últimas tendências e desenvolvimentos em suas áreas. Contar com uma equipe de TI atualizada é fundamental para manter a competitividade no setor e, claro, corresponder às expectativas depositadas na tecnologia.

Inclusão e diversidade no setor de TI

Atualmente, a diversidade é tema central de inúmeros debates, e podemos atestar que um ambiente diverso pode ser um fator enriquecedor em qualquer ramo. Dentro de um ecossistema de TI, não é diferente. Grupos que são historicamente sub-representados na sociedade podem trazer novas perspectivas e abordagens, ampliando o pool de talentos e acelerando o processo de inovação nas empresas.

A diversidade pode ser fomentada por meio de políticas de recrutamento, bolsas de estudo e outras medidas de suporte. Entendo que muitos talentos acabam desperdiçados, visto as dificuldades de acesso a oportunidades de treinamento e carreira em TI, devido principalmente a barreiras socioeconômicas. Por isso, incentivar programas sociais que identifiquem e apoiem esses indivíduos pode ajudar a construir uma força de trabalho de TI mais diversificada e competente.

Por fim, todas essas vertentes, se bem trabalhadas, apresentam condições de melhorar o cenário de mão de obra de TI no Brasil e enfrentar uma escassez que teima em perdurar. De fato, o quadro não é simples, demanda esforços e um olhar crítico para a importância das pessoas na construção de empresas digitais, que é e continuará sendo imensurável.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Régis Lima
Mais dos Colunistas
Bianca Junqueira Evite fraudes com tecnologia, educação e segurança digital

No mundo empresarial moderno, a segurança nas transações financeiras é uma preocupação primordial. Evitar fraudes nos pagamentos é um desafio constante, exigindo uma a...

Bianca Junqueira
Régis Lima Ser digital e ainda ser humano: o dilema que desafia lideranças

No universo corporativo, a tecnologia tem se mostrado uma alternativa eficaz para transformar a realidade operacional: otimiza o tempo dos colaboradores e torna o trab...

Régis Lima

Compartilhe sua opinião