Gabriel Diniz Junqueira

Uma visão sobre o setor de fertilizantes no Brasil

É evidente a importância que esses insumos representam na estrutura de custo da atividade de produção agrícola e, assim, o desenvolvimento da sua indústria com novos produtos e tecnologias passa diretamente pelo crescimento do agronegócio como um todo

O PIB do Agronegócio em 2021 representou quase um terço do nacional e esse resultado, muitas vezes, é associado exclusivamente com a atividade de produção agrícola e pecuária. No entanto, quando se fala de Agroindústria, existem diversos outros setores que contribuem também para a composição desse resultado e que, essencialmente, se fazem presentes em nossa realidade. Um destes é o setor de fertilizantes e defensivos agrícolas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo o Agrianual de 2022 da IHS Markit, o custo de fertilizantes/corretivos e defensivos agrícolas na produção da soja em 2021/22 para a região de Barreiras (BA) foi de R$ 2.591,93 por hectare. Considerando uma saca de soja em R$ 150,00, esse valor representaria uma produção de 17,27 sacas de soja por hectare, o que equivale a 51,01% do custo total para o manejo dessa cultura. Já para o milho 1ª safra, na mesma região, a representatividade é ainda maior: 59,68%. Desta forma fica evidente a importância que esses insumos representam na estrutura de custo da atividade de produção agrícola e, assim, o desenvolvimento da sua indústria com novos produtos e tecnologias passa diretamente pelo crescimento do agronegócio como um todo.

Para analisar com objetividade esse fato é interessante levantar alguns dados sobre como a indústria se comportou recentemente e quais são suas perspectivas. O início do ano de 2022 mostrou bastante volatilidade e incerteza com a guerra na Ucrânia e embargos comerciais contra países como Rússia e Belarus que representam grandes exportadores de fertilizantes químicos para o mundo. Neste cenário, chegou-se a notar uma explosão nos custos de insumos tradicionais como fosfatados (MAP), potássio (KCl) e nitrogenados (Ureia). No entanto, o alto preço das commodities e instabilidades climáticas, em partes do Brasil, levaram os produtores rurais a buscarem novas alternativas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Os grandes vencedores desse cenário foram os fertilizantes especiais (minerais especiais, organominerais e orgânicos). Segundo alguns dados retirados da versão de 2022 do Anuário Brasileiro de Tecnologia em Nutrição Vegetal da Abisolo, o crescimento em receita foi intenso. Destacam-se também o crescimento em investimentos de P&D e a aproximação direta das vendas ao produtor rural.

No primeiro gráfico é possível notar que a receita do setor de fertilizantes especiais cresceu aproximadamente 65% da safra 2020/2021, assim como os investimentos em P&D cresceram mais de 100% nos últimos dois anos. A instabilidade, decorrente da oferta de fertilizantes mais tradicionais, auxiliou esse movimento que contou também com uma guinada do setor produtivo para soluções mais sustentáveis, uma vez que fertilizantes de base orgânica ajudam na recuperação dos solos, protegendo-os e melhorando suas características físicas, químicas e biológicas.

Vale destacar, nos dois últimos gráficos, o aumento do investimento em P&D e aumento das vendas diretas ao produtor como passos importantes para o fortalecimento do setor como um todo. Dado o fato que isso simboliza grande empenho em desenvolver novos produtos e valorizar a sua participação na cadeia produtiva.

O potencial de crescimento do setor considerando as projeções de aumento de área plantada nos próximos anos pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é enorme. O Brasil deve buscar expandir suas fronteiras agrícolas e ainda precisará recuperar milhões de hectares de pastagens degradas que podem impulsionar ainda mais a produtividade e, neste cenário, os fertilizantes serão ponto chave para a expansão sustentável.

Agro é Top, Agro é Pop, FIAGRO é Agro!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Gabriel Diniz Junqueira
Mais dos Colunistas
Mucio Mattos Crises geopolíticas globais e o impacto no agronegócio brasileiro

As crises geopolíticas globais têm desempenhado um papel cada vez mais significativo no cenário do agronegócio mundial. Nos últimos anos, eventos como tensões comercia...

Mucio Mattos
Sandro César de Alarcão Mudança climática: um alerta aos produtores rurais

O Brasil é um país com uma grande diversidade climática, o que é um fator crucial para o desenvolvimento do agronegócio. No entanto, essa diversidade pode trazer desaf...

Sandro César de Alarcão

Compartilhe sua opinião