Guilherme Cavalcanti

O valor do Value Investing

O aumento da popularidade dos fundos de índice e dos fundos sistemáticos tem levado muitos investidores a migrarem para essas classes de investimento, o que pode tornar as distorções nos preços das ações mais frequentes.

O principal objetivo de um Value Investor é encontrar ações que apresentem distorções entre preço e valor, evitando empresas com preços acima do valor intrínseco e aprofundando o estudo em companhias que possuam margem de segurança suficiente. É necessário paciência, tranquilidade e conservadorismo na relação entre preço e valor para tomar decisões bem informadas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A hipótese dos mercados eficientes afirma que os preços das ações já refletem todas as informações disponíveis, o que significa que não existem distorções entre preço e valor. No entanto, essa teoria tem sido contestada pelos defensores do Value Investing, que acreditam que ainda há espaço para encontrar boas empresas por preços inferiores ao seu valor intrínseco.

O aumento da popularidade dos fundos de índice e dos fundos sistemáticos tem levado muitos investidores a migrarem para essas classes de investimento, o que pode tornar as distorções nos preços das ações mais frequentes. Isso faz com que os analistas de companhias encontrem oportunidades de gerar mais retorno com menos risco, comprando boas empresas por preços inferiores ao seu valor intrínseco.

Em resumo, o Value Investing continuará sendo relevante no futuro dos investimentos, apesar da hipótese dos mercados eficientes. Os investidores em valor seguem uma abordagem contrária à teoria dos mercados eficientes e buscam oportunidades de investimento onde a maioria não procura.

O trabalho do value investor é simples: sem grandes emoções, sem operações mirabolantes. Basta seguir a estratégia consistentemente ao longo do tempo. Ela consiste unicamente em encontrar assimetrias convidativas entre preço e valor, realizar o investimento, acompanhar as teses de investimento e esperar que o mercado perceba essa distorção.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

No mercado de ações, a paciência é recompensada. Os principais seguidores dos ensinamentos de Ben Graham, Warren Buffett e Charlie Munger foram ganhadores de dinheiro no longo prazo, independentemente de suas ramificações.

Portanto, os bons investidores, verdadeiramente geradores de alfa no longo prazo, seguem esses conceitos. A compra de boas empresas a bons preços; o monitoramento contínuo das teses de investimento; paciência; consistência e disciplina: eis alguns dos elementos essenciais para o sucesso no mundo dos investimentos.

Nesse sentido, o trabalho da Suno corrobora com os princípios do value investing – de estudar investimentos a longo prazo –, recomendando a compra de participação em boas empresas que estejam sendo negociadas abaixo de seu valor subjacente, com margem de segurança e diligência constante.

É por isso que sempre existirá espaço para os seguidores de Benjamin Graham, Warren Buffett, Charlie Munger e tantos outros value investors. O investimento em valor é o passado, o presente e o futuro dos investimentos.

Esta matéria foi escrita pelo time da Suno Consultoria. Para conhecer melhor este serviço da Suno, clique aqui.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Guilherme Cavalcanti
Mais dos Colunistas
Guilherme Cavalcanti Gestão de riscos no value investing: estratégias para preservação de capital

O ambiente complexo do Value Investing oferece oportunidades de crescimento substanciais, mas também carrega consigo os inevitáveis desafios e riscos inerentes aos mer...

Guilherme Cavalcanti
Caio Palma Adote uma lupa e esqueça o relógio

O grande obstáculo do investidor, em sua tomada de decisão, tem origem mais antiga que possamos imaginar. Para explicar, teremos que voltar ao início da humanidade, qu...

Caio Palma

Compartilhe sua opinião