Rodrigo Vieira

A receita do investidor de sucesso

Sempre repito uma frase que carrega muito do conceito do value investing e me ajuda a me manter nos trilhos em tempos de incerteza: investir é sobre paciência, consistência e disciplina.

Após 17 anos investindo, eu aprendi com os meus erros, o que os grandes investidores já diziam há décadas em seus livros e/ou biografias sobre as principais características de investidor de sucesso. De fato, há alguns fatores importantes que são consenso entre Howard Marks, John Bogle, Buffett, Mungle, entre outros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/Lead-Magnet-1420x240-3.png

Mas e se esses gigantes nos permitissem resumir todo conhecimento empírico deles em apenas poucas características? Quais você listaria? Se você já leu alguns dos livros desses investidores ou teve algum contato com um value investor, provavelmente, estaremos de acordo em pelo menos uma característica de um investidor de sucesso.

Particularmente, eu sempre repito uma frase que carrega muito do conceito do value investing e me ajuda a me manter nos trilhos em tempos de incerteza: investir é sobre paciência, consistência e disciplina.

Eu aposto que pelo menos uma dessas três características na frase você pensou quando eu perguntei quais você listaria. Isso porque essa mentalidade é comum entre os grandes investidores e já foi amplamente estudada e divulgada na mídia em geral. Mas qual o sentido de cada uma dessas características e qual o impacto na vida do investidor? Vamos falar de cada uma delas…

Paciência. Uma vez, uma repórter perguntou a Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos, por que as pessoas não conseguem ficar ricas com investimentos. Ele respondeu: “Porque elas não têm paciência”. Agora, imagine que você quer uma árvore frutífera no seu terreno. Você precisará plantar as sementes, regar todos os dias e esperar meses, talvez anos, para vê-la produzindo frutos. Pode ser que uma tempestade venha e danifique a sua muda, forçando você a começar tudo outra vez. A paciência é a virtude que o levará a visualizar o benefício futuro, de ter plantado, regado, esperado e, às vezes, recomeçado tudo outra vez, só por que você está focado no prêmio futuro, por ter tido paciência de esperá-la crescer e dar os frutos tão esperados. Com investimentos é exatamente a mesma coisa. É necessário tempo para que o efeito dos juros compostos realmente produzirem um efeito relevante numa carteira de investimentos. Contudo, a curva de crescimento de patrimônio é exponencial. Apenas espere!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Consistência. Se você frequenta a academia, sabe que a consistência é mais importante do que a intensidade. Se você for todos os dias e executar os exercícios de forma correta, você vai colocando tijolinho por tijolinho no processo de ganho de massa muscular. Se você não sabia disso, eu sugiro que vá para academia e comprove você mesmo(a)! Como investidores, devemos colocar tijolinho por tijolinho na construção do nosso patrimônio. Entretanto, o tijolinho neste caso são os aportes mensais. É crucial que você transforme seu capital humano, que é a renda gerada do seu trabalho, em capital financeiro, que capitalizado mensalmente a uma taxa de juros, irá multiplicar o seu patrimônio ao longo do tempo. Por outro lado, sabemos que os desafios da vida podem levar a reduzir o nosso passo no processo de atingimento de metas. Não deixe isso acontecer, apenas prossiga!

Disciplina. Eu vou usar novamente o exemplo de quem está numa vida fitness. Se você foi a uma nutricionista e pediu um plano alimentar para atingir um certo objetivo, aquele será seu plano, sua estratégia, seu Journey Book para atingir a sua meta. Se você seguir à risca, você vai conseguir! Mas, se nesse período acontecer algo que te faça sair do plano, você pode voltar ao seu plano, o mais rápido possível, de preferência. Nos investimentos, você pode ter disciplina de seguir seu plano de aporte, plano de gestão, plano de risco. Mas, se uma crise de incerteza gerar volatilidade no mercado, você pode pensar em vender tudo na baixa e todo seu plano vai por água abaixo. A disciplina é determinante para manter a estratégia ao longo do tempo e, principalmente, te prevenir de cometer atrocidades com o seu patrimônio em momentos de medo. Está com medo? Apenas foque na estratégia!

Para finalizar, perceba que o mais interessante é que essas três características não só se complementam, mas estão, também, interligadas. De forma que uma praticamente não existe sem a outra. Não se tem consistência sem disciplina, paciência sem consistência ou paciência sem disciplina. Então, caro investidor, lembre-se sempre de exercitar essas três virtudes – assim você aumentará muito a sua chance de sucesso.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Rodrigo Vieira
Mais dos Colunistas
Tiago Ferreira Alternativos sempre, diversificação também

É sabido que o cenário global aponta para um período de taxas de juros mais elevadas, possivelmente mais prolongado do que estava previsto. Adicionalmente, o forte des...

Tiago Ferreira
Victor Bessa Não pare de comprar: A Grande Lição da Maior Bolha Financeira da História

Você sabia que a economia do Japão, hoje conhecida por estar estagnada há décadas, com um histórico de deflação e pouquíssimo crescimento econômico, já foi considerada...

Victor Bessa

Compartilhe sua opinião