Bruno Rossetto

Chegamos ao tão sonhado fim do ciclo de alta de juros? Como devemos nos posicionar?

Entenda os riscos e as incertezas que podem influenciar na decisão do COPOM acerca do aperto monetário e a que o investidor deve se atentar.

É possível que esse tão sonhado fim do ciclo de alta de juros tenha chegado, mas precisamos observar o contexto geral e o posicionamento do Copom. Nessa coluna, irei discorrer sobre o que pode fazer com que a taxa básica de juros tome outros rumos, tanto para cima, quanto para baixo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Nos últimos 2 anos, o Brasil teve o maior ciclo de aperto monetário do século, saindo de uma taxa de juros de 2% para 13,75% ao ano.

Recentemente, tivemos a reunião do Copom (em 21 de setembro) para definir o rumo da nossa taxa de juros. O mercado estava dividido entre um aumento de 0,25 ponto percentual ou uma manutenção da taxa em 13,75%. Seguindo a maioria das expectativas do mercado, o Copom manteve a taxa de juros nos patamares atuais e isso pode indicar que provavelmente tenhamos chegado próximo a um equilíbrio entre a taxa de juros e a inflação. Um ponto de atenção dessa última reunião foi que dessa vez não tivemos uma decisão unânime entre os membros do Copom. Tivemos uma divergência. Divergência essa jamais vista desde o ano de 2016. Dessa vez, tivemos dois membros do Copom que votaram por aumento de 0,25 ponto percentual.

Mas será que chegamos realmente próximos de um controle inflacionário? Podemos começar a nos posicionar esperando um ciclo de baixa na taxa de juros? Será que estamos próximos ao fim do aperto monetário? Será que essa deflação é suficiente para o Banco Central começar a cortar juros?

Não é bem por aí que a banda toca… Temos diversos riscos e incertezas, internas e externas, que assombram as decisões de juros do nosso país.

Incertezas essas como uma maior persistência das pressões inflacionárias globais, a incerteza sobre o futuro do arcabouço fiscal do país e estímulos fiscais adicionais, riscos de escalada no conflito geopolítico entre Rússia e Ucrânia e os impostos projetados para serem revertidos em 2023.

Em relação ao que pode trazer algum alívio para a inflação no Brasil, temos uma queda adicional dos preços das commodities internacionais em moeda local, uma desaceleração da atividade econômica global mais acentuada do que a projetada e a manutenção dos cortes de impostos projetados para serem revertidos em 2023.

O principal gatilho para a taxa de juros é a inflação. Ou seja, a taxa básica de juros é utilizada como uma ferramenta para controle inflacionário. Nos meses de julho e agosto, o índice referência de inflação, o IPCA, teve resultado negativo, o que levou a acreditar que a alta nos juros tinha começado a fazer efeito na inflação e que provavelmente o Banco Central não precisaria continuar elevando a taxa. Mas, indo no detalhe do índice e dos setores que contribuíram para essa deflação, podemos chegar a outra conclusão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Destrinchando o índice da inflação (IPCA), em julho, houve uma deflação de 0,68% e, em agosto, de 0,36%. É possível observar que o setor responsável por boa parte dessa deflação que tivemos foi o de transportes.

Mas por que o setor de transportes teve uma deflação tão significativa? Boa parte se deu por causa da diminuição do preço dos combustíveis e o grande gatilho para a redução desses preços foi a diminuição do ICMS somada à desvalorização do barril de petróleo, o que deixa a dúvida sobre a sustentabilidade da manutenção do ICMS, visto que isso reduz a arrecadação do governo.

Então, como é possível analisar no gráfico do IBGE, fica claro que ainda temos outros setores como o de alimentação, saúde pessoal, despesa pessoal e vestuário, que continuam sofrendo aumento de preços. E isso pode fazer com que o Banco Central tenha alguma dificuldade para iniciar o corte de juros.

Seguindo os comentários da ata da última reunião do Copom para entender como o moderador da política monetária está se posicionando, fica claro que eles estão cautelosos acerca da inflação e que apesar da manutenção na Selic, “o comitê reforça que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”.

O Copom deixou muito claro na ata que a manutenção da taxa de juros por um período prolongado pode ser a realidade até assegurar a convergência da inflação. E também,  fortalece a ideia de manter os juros mais elevados até que aconteça a ancoragem das expectativas em torno das suas metas. Ou seja, eles vão manter e podem até intensificar o aperto monetário se a situação não transcorrer como o esperado.

Em suma, já sabemos o tamanho da complexidade para trazer uma resposta concreta sobre a direção da política monetária no Brasil e para agravar ainda mais a situação, estamos passando por um momento de eleições presidenciais e não sabemos como o próximo presidente irá conduzir o seu governo. Dessa forma, não acredito que vale a pena se movimentar esperando cortes na taxa de juros. Mesmo que pareça um movimento factível, é possível que o Banco Central faça alguns ajustes na taxa para cima ou mantenha, antes de começar a cortar.

Traduzindo todos esses riscos e incertezas para alocações de renda fixa, podemos chegar à conclusão de que para os investidores mais conservadores, o ideal é ter mais segurança por conta do cenário e optar por investimentos atrelados à Selic e à inflação. Para investidores moderados, o mais correto nesse momento também é fazer investimentos correlacionados com à Selic e à inflação e, se optarem por investimentos em títulos com taxas prefixadas, optar por títulos com vencimentos mais curtos, em que é possível ter mais previsibilidade acerca do movimento do aperto monetário.

Para os investidores mais arrojados, pode ser interessante começar a se posicionar na ponta prefixada, tomando um pouco mais de risco em títulos mais longos que podem trazer um retorno interessante caso a desinflação ocorra como o esperado e a taxa de juros comece a cair, mas sem deixar de considerar investimentos nos outros indexadores para garantir mais segurança.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Bruno Rossetto
Mais dos Colunistas
Luiz Grubert Inflação, um inimigo sorrateiro

Quando falamos sobre investimentos, um dos primeiros conceitos que todo investidor deveria buscar entender é o conceito de inflação. A inflação nada mais é do que a pe...

Luiz Grubert
Luciano Fantin As potenciais consequências da não conformidade regulatória em fintechs 

Sua fintech deve trabalhar sempre com o intuito da plena conformidade legal e regulatória, e alinhada às melhores práticas de mercado. Não obstante isso, podem haver p...

Luciano Fantin

Compartilhe sua opinião