Alexandre Steinberg

Quando é a hora de pensar na aposentadoria?

Deveria ser uma preocupação criar outras fontes de renda para usufruir de uma aposentadoria tranquila, sem dificuldades nem apertos financeiros

Aposentar-se pelo INSS promete se tornar algo cada vez mais complexo conforme os anos forem passando, principalmente pelas reformas da previdência prometidas pelos candidatos. Dessa forma, deveria ser uma preocupação criar outras fontes de renda para usufruir de uma aposentadoria tranquila, sem dificuldades nem apertos financeiros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A partir daí, muitas oportunidades podem surgir e, comumente, o investidor médio procura dois cenários: poupança ou previdência privada. Não que seja errado, mas além de existirem pontos negativos nessas aplicações, há ainda um conceito muito interessante, o custo de oportunidade que está envolvido quando você opta por um deles em vez de outro investimento com maior potencial de rentabilidade no longo prazo.

O investimento em Bolsa de Valores, por exemplo, quando analisamos o Ibovespa, mostra um retorno médio anual de 11,74% contra 5,32% da poupança. Por focarmos em longo prazo, já que provavelmente levará algumas décadas até a aposentadoria, o rendimento médio é extremamente maior do que deixar o valor guardado em uma caderneta de poupança. Destacamos ainda um ponto interessante a respeito do investimento em Bolsa de Valores: O Ibovespa reúne na mesma cesta empresas boas e ruins, uma vez que o critério central de seleção está na liquidez do papel, ao volume negociado e à participação nos pregões dos últimos 12 meses.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Ao investir em um fundo que trabalha com estratégia de análise e seleção como o Skade FIA, o investidor passa a ter acesso a ações com grande potencial de valorização. Nossos analistas observam o mercado e fazem pesquisas para encontrar papéis descontados com potencial. Assim, caso a premissa se cumpra, o retorno ao investidor costuma ser muito acima da média do Ibovespa. Por exemplo, enquanto a média anual do índice é de 11,47%, a do Skade FIA atinge expressivos 16,20% ao ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Alexandre Steinberg
Mais dos Colunistas
Victor Bessa Previdência Privada: como a nova Lei sancionada por Lula pode impactar o seu bolso?

A previdência privada, quando escolhida adequadamente, é uma das melhores formas de aumentar seu patrimônio e garantir benefícios fiscais significativos que fazem gran...

Victor Bessa
Piter Carvalho Começou o rali de fim de ano da Bolsa?

Será que já começou o rali de final de ano na Bolsa de Valores? Sim, e não precisou esperar dia 25 de dezembro para ele começar. Ano passado, por exemplo, ele começou ...

Piter Carvalho

Compartilhe sua opinião