Cláudio Castro vence no Rio: confira as propostas para a economia

O governador Cláudio Castro (PL) foi reeleito governador no primeiro turno no Rio de Janeiro, com quase 60% dos votos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Quero agradecer de coração a confiança e a esperança que milhões de fluminenses depositaram hoje no meu nome. Hoje o povo do Rio de Janeiro mostrou, com o seu voto, que aprova o caminho que nós estamos trilhando”, postou Castro nas redes sociais.

Formado em direito, Castro, 43 anos, foi chefe de gabinete da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) por 12 anos. Em 2016, foi eleito vereador da cidade do Rio. Em outubro de 2018, foi eleito vice-governador na chapa com Wilson Witzel. Após o impeachment de Witzel, Castro tomou posse como governador efetivo em 1º de maio do ano passado.

Castro, que derrotou Marcelo Freixo (PSB), em segundo lugar com 27,70% dos votos válidos, se manteve na ponta das pesquisas de intenção de voto durante toda a campanha. Sua estratégia se centrou nas realizações em um ano e meio de mandato.

O Suno Notícias apurou, com base nos planos de governo protocolados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), quais as propostas de cada candidato para a economia.

Veja abaixo as principais proposições do governador reeleito Cláudio Castro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Propostas de Cláudio Castro

Reeleito, Cláudio Castro diz que pretende criar novos postos de trabalho.

Ele afirma que, até o fim de 2026, vai gerar mais de um milhão de empregos em todo o estado, a maioria deles de carteira assinada e com salários valorizados.

“O objetivo central do Governo Cláudio Castro 23-26 é gerar no Estado a maior onda de oportunidades de emprego vivida nos últimos 50 anos. Empregos com segurança é – e seguirá sendo – uma verdadeira obsessão da nossa equipe de governo”, dizia parte do plano de governo de Castro.

Para alcançar esta meta, Castro aposta nas obras e infraestrutura.

Ele cita a construção do metrô leve na Baixada Fluminense e da Linha 3 do Metrô convencional, que ligaria o centro do Rio à Niterói e São Gonçalo.

De acordo com o liberal, esta seria uma forma de ampliar a mobilidade urbana da região, promover a qualificação urbana e o desenvolvimento socioeconômico.

“Nosso otimismo encontra fundamento em obras efetivas, que estão modernizando a antiquada estrutura viária do Estado, indo até o mais remoto trecho vicinal rural, viabilizando novas centralidades metropolitanas ao rasgar poderosas artérias de escoamento sobre trilhos (Metrô leve Baixada) e a Linha 3 (São Gonçalo – Praça Araribóia)”, diz o plano de governo de Castro.

No mesmo sentido, o candidato pretende ampliar o investimento em manutenção de estradas do Estado do Rio de Janeiro, para melhoria das condições de negócios de transporte de cargas no país, com o objetivo de gerar emprego e renda para a população.

Ainda na área econômica, o governador incluiu no seu planejamento para os próximos anos o crescimento do programa Rio Canteiro de Obras, que faz parte do pacote de ações Pacto RJ.

No documento, a equipe de Cláudio Castro diz que a economia fluminense deve receber investimentos de R$ 332,9 bilhões nos próximos três anos, de acordo com levantamento feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Reportagem de Laís Seguin

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

(Com Agência Brasil)

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião