Cirurgia do presidente Jair Bolsonaro termina após mais de 8 horas

A cirurgia a que o presidente Jair Bolsonaro foi submetido nesta segunda (28) terminou após mais de oito horas de duração, com sucesso.

Conforme informado pelo Palácio do Planalto, “o boletim médico será divulgado tão logo seja autorizado pela equipe médica. Às 17h haverá briefing à imprensa com o porta-voz da Presidência da República, general Rego Barros, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo”.

Saiba mais: Bolsonaro chega a São Paulo para ser submetido a cirurgia

O procedimento cirúrgico começou às 6h30 desta segunda, de acordo com a assessoria da Presidência. Ela foi realizada para a retirada da bolsa de colostomia e religar o trânsito intestinal. A recuperação de Bolsonaro deve levar até dez dias.

O presidente postou um vídeo em seu Twitter na noite do último domingo, já no quarto do hospital, agradecendo os votos de sucesso na operação.

“Estou aqui em São Paulo, no Albert Einstein, onde amanhã, a partir das 7h, devo ser submetido à cirurgia de retirada da bolsa de colostomia. Deve durar por volta de três horas. Mas, se Deus quiser, correrá tudo bem. Meu muito obrigado a todos vocês, mais uma vez, e obrigado pelas orações. O Brasil é nosso”, disse Bolsonaro na gravação.

Um forte abraço a todos e até breve! Deus no comando! ??? pic.twitter.com/SegyTyNrol

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 27 de janeiro de 2019

Bolsa de colostomia implantada o ano passado

Em setembro de 2018 foi implantada em Bolsonaro uma bolsa de colostomia no abdômen. Os médicos o operaram após o presidente receber uma facada de Adélio Bispo de Oliveira durante campanha eleitoral em Juiz de Fora. Desde o atentado, o presidente passou por três cirurgias. Essa última cirurgia é necessária para reconstruir o trânsito intestinal. O presidente deverá passar por exames pré-operatórios já neste domingo (27) e ficar em repouso. O médico que comandará a equipe de cirurgiões é o gastroenterologista Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo.

A cirurgia está prevista para 6h desta segunda-feira e deveria durar de três a quatro horas. Os médicos retirarão a bolsa de colostomia e religarão as partes do intestino grosso que estavam separadas pela bolsa. Bolsonaro deveria se recuperar da cirurgia em dez dias. Nesse período, o gabinete da Presidência da República será transferido para o Hospital Albert Einstein.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião