Cielo (CIEL3): Subindo 75% e com ‘guerra de preços’, BTG vê oportunidade no curto prazo

Após somar uma alta de cerca de 75% no acumulado de 2022, a Cielo (CIEL3) ganha algum fôlego após o início da sua derrocada, no começo de 2018. Com esse cenário, os analistas do BTG Pactual (BPCA11) seguem com uma perspectiva positiva para as ações no curto prazo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Embora a recomendação para o papel seja neutra, os analistas firmam um preço-alvo de R$ 5 para CIEL3, o que representa uma valorização de 33% em relação à cotação atual das ações da Cielo. Para o BTG, apesar dos riscos, trata-se de uma boa oportunidade de curto prazo.

A revisão de cenário para a empresa se deu após uma reunião dos analistas do BTG com o CFO da Cielo, Filipe Oliveira.

“O momento foi particularmente bom dado que Stone e PagSeguro publicaram recentemente seus resultados do 1T22. Quando nos encontramos com a Cielo há cerca de 2 meses, o CFO sinalizou que a concorrência havia ajustado os preços em maior magnitude do que a Cielo esperava, o que lhe permitiu aumentar seus reajustes em abril”, diz o relatório do BTG.

“Vemos um volume acima do esperado, uma dinâmica de preços mais favorável e recuperação operacional alavancagem na Cateno, o que nos leva a acreditar que ainda há algum ganho adicional para a Cielo”, acrescentam os analistas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Retomada do market share pela Cielo

O setor de adquirentes deve crescer algo em torno de 20% no acumulado de 2022, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS).

“Cielo foi bem sucedida protegendo sua participação de mercado nos dois últimos trimestres e planeja continuar fazendo isso. A sua participação de mercado atual de cerca de 25% é positiva, na visão da administração, já que a empresa vinha perdendo market share sucessivamente nos anos anteriores, antes de exigir melhor rentabilidade”, diz o BTG Pactual.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Há um ambiente de preços ‘mais racional, mas ainda desafiador’, segundo o time de equity research da casa.

Os últimos dados, segundo o BTG, mostram que a Cielo ainda deve apresentar uma melhora sequencial visto que alguns esforços de reprecificação só foram acelerados em abril.

“Segundo a administração, enquanto o setor parece estar pagando para ver, eles ainda acreditam que há folga para uma reprecificação adicional, embora em menor grau”, diz o BTG Pactual.

“Obviamente, encontrar o equilíbrio correto é extremamente desafiador, e também muito difícil prever como seus pares se comportarão. Importante sinalizar que Stone anunciou um aumento em sua equipe de vendas, um sinal de que pode demorar um pouco até vermos um cessar-fogo em a guerra de preços de aquisição estrutural, em nossa opinião”, segue, sobre a Cielo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião